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O Espaço é Seu

A Terra Plana e o Mundo Digital

19.12.19

Um dos assuntos mais falados no ano de 2019 foi algo que já se provou estar errado há séculos, com cálculos matemáticos, e há décadas, com fotos e vídeos. Ainda assim, à beira de 2020, muita gente defende a ideia de que a Terra é plana. Mas onde o Mundo Digital entra nisso? Vamos lá. Já parou para pensar que a publicidade trata o Mundo Digital como se ele fosse plano? E parece óbvio que não é, mas... Esse Mundo Digital com suas três, talvez mais, dimensões, cheio de profundidade e complexidades, é tratado como se tivesse apenas uma dimensão: os dados.

Dados são importantes. Se eu me atrevesse a negar evidências, como os que pensam que a Terra é plana, e pudesse achar que uma dimensão é mais importante que a outra, diria que os dados são a dimensão mais importante do Mundo Digital. Mas como esse mundo não é plano, não tem dimensão mais importante. Usar apenas os dados como dimensão, transforma o Mundo Digital em apenas um canal de vendas, ao invés de um canal de comunicação. E fazendo um paralelo com o Mundo Não-Digital, se canal de vendas fosse o suficiente, a TV seria feita inteiramente de Polishops e Shoptimes.

É válido acreditar que basta stalkear o consumidor em todos os seus cliques para saber o que ele pensa em comprar para passar o resto da vida esfregando na cara dele? Talvez. Mas é válido limitar a sua comunicação a apenas quem já pensa em comprar seu produto? E o cara que gerou lead no seu site mas não realizou a compra? Se ele não realizou a compra é porque algo está faltando, concorda? Um empurrãozinho que tem mais a ver com persuasão que com tecnologia. E aqui chegamos ao ponto-chave: PERSUASÃO X TECNOLOGIA.

Desde sempre, com todo grande avanço tecnológico é assim: vivemos primeiro a Era da Engenhoca. Os primeiros anos do avanço são mais de deslumbramento com aquela engenhoca, com o que ela é capaz de fazer, do que encontrando aplicações realmente incríveis e de função real e prática para dar um salto na sociedade. Foi assim com o cinema. O primeiro filme era apenas um registro de funcionários entrando na fábrica do pai dos Irmãos Lumière, e as pessoas iam ao cinema e pagavam para ver aquilo. Foi assim com o avião, que de competição pra ver qual engenhoca ia mais longe, quase como um esporte, virou um meio de transporte revolucionário. É assim, também, com os dados no Mundo Digital. Mas só por enquanto, espero.

Acreditar nessa supremacia plana dos dados no mundo digital, especialmente no Brasil de hoje, é acreditar que todas as pessoas estão com os bolsos cheios de dinheiro e as mentes cheias de vontade de comprar o seu produto. Num cenário assim, estaria certo. Não preciso persuadir, encantar, conquistar a atenção delas para vender. Basta mostrar meu produto repetidamente que a pessoa, como mágica, vai pensar "caramba, preciso mesmo disso!". Mas, assim como com a Terra Plana, existem provas históricas contrárias, desde Bill Copérnico Bernbach a Washington Galileo Olivetto. Aliás, não é muito curioso ignorarmos os dados para acreditar na supremacia dos dados?

Desde em volta da fogueira nas cavernas até na tela do celular, a melhor maneira de persuadir alguém a agir como você quer, seja lutando contra inimigos ou comprando algo, é contando uma história. A Bíblia está aí para provar. Se tudo acontecesse na era da supremacia plana dos dados, a Bíblia seria apenas uma frase: "Este é Deus. Acredite nele." Mas essa frase teria uma distribuição, um alcance e um retargeting fabulosos para atingir mais de 4 bilhões de pessoas.

Para o Mundo Digital não ser plano, os dados precisam ser um meio, não um fim. Uma dimensão, mas não a única dimensão. Ou a mensagem pode atingir a todos, mas convencer muito poucos. É preciso, além de atingir, ser relevante, ganhar a atenção, emocionar e, principalmente, gerar persuasão. Por isso, em 2020, não dá para esperar grandes resultados para sua marca tratando o Mundo Digital como Terra Plana. Até porque plano, também desde sempre, é sinônimo de chato.

Por André Pessoa, Redator e Escritor

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