arrow_backVoltar

Diversity in Advertising Award

Pessoa transgênera usa novo nome, em comercial de Starbucks

31.01.20

A rede de cafeterias Starbucks vai narrar a história de uma pessoa transgênera testando seu novo nome, na campanha vencedora da quarta edição do Diversity in Advertising Award, do Channel 4.

O filme, que será veiculado na telinha britânica neste domingo (02), procura destacar a mudança de vida que ocorre para pessoas trans que usam seu novo nome em público.

A peça também captura ocorrências de "deadnaming" - quando alguém, intencionalmente ou não, refere-se a uma pessoa trans pelo nome que ela usava antes de fazer a transição.

Criado por Iris, "What's your name" segue James, que enfrenta desafios enquanto faz a transição e as pessoas continuam a chamá-lo pelo nome de nascimento, Jemma.

O enredo mostra quando ele entra em uma loja da Starbucks e pede um café, usando seu nome verdadeiro em público pela primeira vez. Quando o barista chama "James", que está escrito na embalagem do seu café, é um momento de aceitação e reconhecimento.

O trabalho foi inspirado nas histórias de alguns YouTubers transgêneros nos EUA que falaram sobre experimentar seus novos nomes na Starbucks, porque a rede é vista como um espaço "seguro, longe do julgamento potencial de familiares e amigos."

A criação é de Eli Vasiliou, Richard Peretti, Giulia Frassine, Anny Heyden e Matt Gray, com direção de Nicolas Jack Davies, da Sweetshop.

A Starbucks e a Iris ganharam a última edição do Diversity in Advertising Award com este trabalho. O prêmio anual concede R$ 1 milhão em tempo de mídia no Channel 4 à melhor ideia de campanha focada na diversidade. O tema deste ano foi a representação LGBT+.

No Brasil, a rede de cafeterias lançou recentemente a iniciativa "Eu Sou", para auxiliar seus colaboradores trans a mudar de nome, leia aqui.

Diversity in Advertising Award

/