arrow_backVoltar

Driven By Intuition

Lexus em filme roteirizado por inteligência artificial

21.11.18

A marca de automóvel Lexus irá lançar "Driven by Intuition", um filme totalmente roteirizado por inteligência artificial e rodado pelo diretor Kevin Macdonald (vencedor do Oscar de Melhor Documentário com "Um Dia em Setembro").

Segundo a The & Partnership de Londres, que criou a IA "roteirista" juntamente com a empresa de tecnologia Visual Voicer, o projeto, que tem o objetivo de promover as características do novo modelo Lexus ES sedã, busca "testar os limites de como humanos e máquinas podem trabalhar juntos em perfeita harmonia, explorando a importância da intuição na relação entre ambos".

O resultado é um um filme (assista ao making of, abaixo), que narra a história de um profissional da montadora que completa seu trabalho meticuloso com o modelo de automóvel e libera o novo Lexus ES para o mundo.

O carro, no entanto, é "sequestrado" e ameaçado de destruição. No momento crucial, o sistema automático de frenagem de emergência do automóvel é ativado para "salvar o dia", demonstrando o valor e a eficácia da tecnologia intuitiva incorporada ao modelo.

Para produzir a história original, a IA foi “treinada” com peças publicitárias do segmento automotivo e de luxo lançadas nos últimos 15 anos, e que conquistaram prêmios internacionais. A ferramenta também foi preparada com dados de inteligência emocional pela plataforma de vídeo Unruly para "entender" quais momentos se conectavam mais fortemente com os espectadores e para detectar como ações, objetos, locais e emoções são usados ​​em diferentes combinações e sequências, para comunicar as mensagens desejadas.

Quando recebi o roteiro, o drama da história me convenceu de seu potencial. O fato de a inteligência artificial ter transmitido a capacidade de sentir a uma máquina companheira, colocá-la em uma espécie de situação de combate, e depois fugir ao pôr-do-sol, foi uma resposta emocional. A maneira charmosa e simplista como a IA escreveu a história foi fascinante em sua interpretação da emoção humana, e ainda assim, inesperada o suficiente para dar ao filme uma vantagem claramente não humana", declarou Macdonald.

Para se concentrar mais de perto no aspecto “intuitivo” da história, a IA foi treinada ainda com os dados de um experimento realizado sob medida e conduzido pela MindX, divisão de ciência aplicada da University of New South Wales, na Austrália, e que explorou o que torna alguém intuitivo e como as pessoas que têm um alto nível de intuição respondem às peças publicitárias de carros.

 

Driven By Intuition

/