arrow_backVoltar

Entretenimento

Disney adquire partes da Fox, o que inclui X-Men e Simpsons

14.12.17

O Universo Marvel está mais concentrado nas mãos da Disney. A empresa oficializou nesta quinta-feira, 14, a aquisição de partes da Fox, o que já vinha sendo especulado há tempos. O comunicado ao mercado ressaltou que a transação incluiu os estúdios de TV e cinema da 21st Century Fox, a rede a cabo de entretenimento e os negócios internacionais de TV, como a Sky no Reino Unido. Outro ponto do documento destacou que estão incluídas também algumas propriedades de entretenimento muito populares como X-Men, Avatar, The Simpsons, FX e National Geographic. O negócio foi fechado por US$ 52,4 bilhões em ações. Mas o valor pode chegar a US$ 66 bilhões ao se somar dívidas da Fox.

Não é à toa que a Disney joga luz sobre essas propriedades. “A aquisição dessa estelar coleção de negócios da 21st Century Fox reflete a crescente demanda do consumidor por uma rica diversidade de experiências de entretenimento, que sejam mais convincentes, acessíveis e convenientes do que nunca”, declarou Robert A. Iger, chairman e CEO da The Walt Disney Company. Ele afirmou ainda que a empresa está empolgada com a extraordinária oportunidade de aumentar significativamente o portfólio de “franquias muito amadas” e também de projetos de branded content capazes de elevar as ofertas para o consumidor. Além disso, conforme as palavras de Iger, o acordo irá expandir o alcance internacional da companhia.

A Disney disse ainda no comunicado que o acordo oferece a “oportunidade de reunir os X-Men, o Quarteto Fantástico e Deadpool à família Marvel, sob um mesmo teto, e criar mundos mais complexos de personagens inter-relacionados e histórias que as audiências demonstraram que amam”. Vale lembrar que os direitos cinematográficos de Homem-Aranha pertenciam exclusivamente à Sony até 2015, que entrou em entendimento com o Universo Cinematográfico Marvel, propriedade da Disney desde 2009. O comunicado ao mercado relacionou outros produtos populares: os filmes O Grande Hotel Budapeste e Estrelas Além do Tempo e as séries The Americans, Modern Family e This is Us.

O negócio envolve a participação da Fox no serviço de streaming Hulu, que tem como sócios Comcast e Time Warner. Como parte do acordo, Iger atendeu ao desejo do magnata Rubert Murdoch de que o CEO da Disney permaneça no comando até 2021. Ele pretendia se aposentar em 2019. Com Murdoch ficam as redes e estações da Fox Broacasting, Fox News, Fox Business, Fox Sports 1, Fox Sports 2 e Big Ten Network. A aprovação do negócio depende das autoridades regulatórias dos Estados Unidos.

Entretenimento

/