Festival do Clube 2016

Fernando Machado, do Burger King, estará conosco

09.09.16

Desafios, riscos, distância do óbvio. Tudo isso atrai e entusiasma o brasileiro Fernando Machado, vice-presidente sênior de gerenciamento global de marca do Burger King (EUA), que estará conosco na edição de 2016 do Festival do Clube de Criação, na Cinemateca Brasileira.

Baseado em Miami, o profissional se juntou à rede de fast food em março de 2014, depois de 18 anos na Unilever. Ele irá ministrar a palestra "WTF r u guys doing?", que discorrerá sobre o processo de 'revitalização' da marca Burger King.

Campanhas como "Whopper Freakout", "Subservient Chicken", "Chicken Fries" e "Whopper Sacrifice", entre tantas outras, ajudaram não apenas a construir o legado de Burger King, mas a mudar a forma de outras marcas dialogarem com seus consumidores. Contudo, depois desse boom, por um período Burger King parou no tempo. As lembranças do público sobre o que a rede de fast food representava passaram a ser mais distantes, as campanhas mais 'genéricas' e até alguns pontos estratégicos para a marca começaram a se deteriorar.

Era hora de reverter essa trajetória e recuperar a relevância da marca. E aí entra ninguém menos do que Fernando Machado, que em sua apresentação vai nos contar como foi manejar esse gigante de volta aos trilhos.

Em 2013, quando era vp global de Dove Skin, o executivo foi considerado "Grand Brand Genius" pela Adweek e ganhou o título de "International Marketer of the Year", do M&M Global, depois de liderar a premiadíssima campanha "Retratos da Real Beleza", assinada pela Ogilvy Brasil.

No Burger King, o executivo de marketing infundiu um "propósito" para a marca, além de ter modernizado a comunicação visual da rede.

Desde que entrou na nova casa, já esteve à frente de campanhas emblemáticas, como "Proud Whopper", criada pela David Miami para a Parada LGBT de São Francisco, em julho de 2014. Na ocasião, a caixinha do sanduíche foi substituída por uma outra que trazia um arco-íris, símbolo da causa LGBT. Apesar da pressão de uma parte dos franqueados e de alguns setores religiosos, nos EUA, a rede de fast food "comprou" a ideia e a campanha teve enorme repercussão internacional, além de ter abocanhado nada menos do que 13 Leões no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, em 2015.

Cases como "Whopper Sign" e "McWhopper" - em que o Burger King convidou o McDonald's para juntar o Big Mac ao Whopper e criar uma mistura dos dois principais sanduíches das redes rivais, pelo Dia da Paz - também geraram enorme visibilidade para a marca e inúmeros comentários positivos ao redor do mundo.

Dono de mais de 70 Leões em Cannes (incluindo 3 GPs), 11 Yellow Pencils no D&AD (Burger King foi o "Cliente do Ano" na edição de 2016 da premiação), 1 Grand Effie, na América do Norte, e 1 Grandy (para McWhopper), Machado acredita que as marcas com propósito podem alcançar vantagens competitivas importantes, a longo prazo, e conquistar melhores resultados em seus negócios.

Vai perder? Nunca!

Programação completa aqui.
Serviço:

Festival do Clube de Criação 2016

Quando: Setembro, 10, 11 e 12 - 2016
Local: Cinemateca Brasileira - São Paulo – Brasil
Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino

Hosted by: Clube de Criação
www.clubedecriacao.com.br
55 11 3030-9322

#FestivaldoClube2016

Os ingressos para a edição de 2016 do Festival do Clube já estão à venda (aqui).

Festival do Clube 2016