Festival do Clube 2021

Produção: aprendizados que devem ser incorporados pós-Covid

22.09.21

Um dos setores mais atingidos pela pandemia do coronavírus, o audiovisual amargou queda de 14% nas produções ao longo de 2020 e, por consequência, perdas financeiras e de profissionais. Após a retomada das filmagens e o estabelecimento de protocolos rígidos de operação, criados em parceria com players e entidades do setor, como a Apro (Associação Brasileira de Produção de Obras Audiovisuais) e o Sindicine, a produção publicitária mostra recuperação e até mesmo uma otimização.

Os aprendizados desse momento foram tema do painel "As Lições da Pandemia", mediado por Alexandre Lucas, diretor de cena da Modernista, com participação de Wal Tamagno, da Alice Filmes; Isabelle Tanugi, da Zohar; Mayra Auad, da MyMama Entertainment e Will Bone, da Pingado Áudio. Juntos, os profissionais fizeram uma reflexão sobre as dificuldades e oportunidades vivenciadas nesse momento dentro e fora dos sets.

Sem dourar a pílula, todos entendem que a principal preocupação foi preservar vidas ao mesmo tempo em que precisavam equilibrar os negócios. Mayra Auad, da MyMama Entertainment, destacou a capacidade de adaptação do mercado. "A pandemia trouxe um reset criativo. Mesmo com tantos desafios, criamos novos meios de formar elenco, de filmar à distância, por exemplo. Vejo como um grande aprendizado, a duras penas por conta da economia, perdas de vidas, atrasos da vacina etc., mas nos olhamos com mais empatia e tentamos encontrar soluções conjuntas", avalia.

Wal Tamagno também apontou a rapidez com que o mercado se reuniu e os bons resultados do movimento colaborativo pela retomada. "Em meio a um universo de 21 milhões de casos, o audiovisual teve 526 contaminações, das quais apenas 17 pessoas foram internadas e somente um óbito, em mais de 4 mil diárias de filmagem. Uma vitória de todos nós", declara. Por outro lado, o novo jeito de produzir também traz alguns ônus: as produções estão mais caras e todos os envolvidos na cadeia de produção precisam considerar esses custos, alinhando as expectativas dos clientes sem prejudicar os orçamentos das produções.

Segundo Isabelle Tanugi, sócia da Zohar, a preocupação com a vida também suscitou discussões mais aprofundadas, uma vez que, com as novas regras, a relação entre agências, produtoras e clientes também precisou evoluir. "Aprendemos como é importante a vida do outro. Clientes aprenderam a confiar no trabalho da produtora em outro nível. Não só para prevenir mortes, mas para repensar posições. Um maquinista, um motorista, esses profissionais não podem trabalhar 15, 18 horas por dia. Também não é preciso ter 30, 40 pessoas em um set", afirma.

De acordo com Alexandre Lucas, além de trazer uma reflexão sobre o modo de produzir, a indústria também está refletindo ainda mais sobre outras lentes, como a importância da diversidade na prática. "Vejo que as produtoras de audiovisual estão mais preocupadas em dar espaço para novos talentos negros, mulheres. Uma mudança tardia, mas que felizmente aconteceu e cabe a todos abraçar essa causa e levar adiante", reflete.

Will Bone, que abriu a produtora Pingado Áudio há três meses, em plena pandemia, entende que os últimos dois anos trouxeram um lugar de desconforto, mas que permitiu reconexão com o propósito. "Percebemos um lugar de desconforto e entendemos que sozinhos não vamos a lugar algum. Incluir pessoas diversas na equipe, por exemplo, além de gerar representatividade, traz esperança, me faz pensar que é possível transbordar isso na vida das pessoas. Sigo acreditando que podemos contribuir para uma sociedade melhor, mais justa, por meio do nosso trabalho", afirmou.

Raissa Coppola, em colaboração para o Clube de Criação

Leia anterior aqui.

Espie a programação completa do Festival do Clubeaqui.

Para acompanhar o Festival ao vivo e de graça escolha sua sala por aqui.

Festival do Clube de Criação
Quando22 e 23 de Setembro de 2021
OndeGloboplay
InscriçõesSympla