Festival do Clube 2022

‘Há o racismo no algoritmo e o algoritmo racista’

25.10.22

Inteligência Artificial é um assunto quente no mundo da criação em 2022, ano em que surgiram diversas ferramentas que prometem gerar imagens, vídeos e até músicas através de alguns comandos. Mas, como bem disse Celso Oliveira, um dos convidados do painel “Inteligência artificial: é preciso quebrar o algoritmo”, no Festival do Clube de Criação 2022, essas tecnologias vão muito além de nomes como Stable Diffusion, Midjourney, Dall-E e afins, e tem usos muito mais amplos - e consequências sociais muito mais importantes.

Esse foi o tópico principal do debate mediado por Ian Black, co-CEO e sócio da New Vegas, e que teve as participações de Caio Gomes, Chief Data & Analytics Officer da Yape, Mariana Gomes, jornalista e fundadora da Conexão Malunga (grupo formado por profissionais de diferentes áreas que analisam as tecnologias por meio de saberes afro-brasileiros), e Oliveira, professor da USP e diretor executivo da Aqualtune Lab (coletivo jurídico com suporte multidisciplinar, pautado no estudo e elaboração de propostas que comportam a análise das inter-relações entre direito, tecnologia e raça).

As apresentações dos panelistas já deixaram evidente que o bate-papo seria muito mais abrangente que a simples utilidade prática da IA na comunicação, pois, como disse Oliveira, “há o racismo no algoritmo e o algoritmo racista”.

Ian abriu o debate perguntando para Mariana como trazer perspectivas não-masculinas e brancas para a questão da Inteligência Artificial. Segundo ela, é preciso ter “compromisso democrático pela formação do país, experiência do usuário e expandir os sentidos para um mundo todo". Para Mariana, na construção da tecnologia, "é importante que se esteja aberto a outras perspectivas e abraçar que a gente não sabe de tudo porque há cosmovisões e formas de organizar a vida totalmente diferentes.”

Por sua vez, Caio Gomes trouxe exemplos práticos de como a IA e a tecnologia contribuem para a discriminação da população negra, desde banheiros com secadores de mão que não reconhecem a pele negra até casos gravíssimos como os algoritmos utilizados no reconhecimento facial de forças policiais estadunidenses.

Quando era um branco que cometeu um crime, o sistema dizia que ele tinha poucas chances de reincidir no futuro. O contrário acontecia com os pretos. Então, os pretos recebiam penas muito mais altas, apesar de serem muito menos prováveis de cometer um crime”, afirmou Gomes. De acordo com ele, 50% a 55% das pessoas presas por posse de drogas eram pretas, mas no resultado das análises menos de 20% deles tinham posse de drogas. “Isso levava a polícia a prender pessoas que cometiam muito menos crimes. Esse é um exemplo claro de um modelo que é utilizado para determinar o futuro de uma pessoa e que tem um viés altamente racista”, disse.

Da plateia, veio uma pergunta sobre como criar inteligências artificiais que não reflitam os mesmos problemas e questões sociais que temos atualmente. Para Oliveira, a maioria das IAs não depende do código que se escreve, mas do que se usou como base de dados para o aprendizado da máquina. “A base de dados que a gente trabalha hoje é branca, racista e homofóbica porque é assim que é a nossa sociedade. A gente tem a questão de ter o racismo no algoritmo ou o algoritmo racista. Nós, enquanto sociedade, temos de definir os graus de risco que vão estar envolvidos com o uso das tecnologias.”

No encerramento, Ian chamou a atenção do público para pessoas que saíram da sala durante o painel. Acreditando que tenham saído por acharem que o debate estaria voltado à propaganda, com comentários sobre como inserir novas tags, fazer vídeos incríveis e lidar com as ferramentas de IA que estão surgindo, ele disse que todos somos seres políticos e temos uma responsabilidade. “A gente tem o dever de fazer a publicidade não como algo glamouroso e alienado, mas que entende seu papel social”, completou.

Danilo Telles

Confira a programação do Festival aqui.

Leia todas sobre o Festival do Clube aqui.

Serviço:

10º Festival do Clube de Criação

Patrocínio master (ordem alfabética): Globo, Google, Santeria e Tik Tok.

Patrocínio/apoio (ordem alfabética): Africa, Alice Filmes, Apro + Som, Barry Company, Broders, Cerveja Avós, Draftline, Clube da Voz, Grupo de Atendimento e Negócios, Jamute, KraftHeinz. Landscape, Modernista, Mugshot, MyMama, Nescafé Dolce Gusto ,Not So Impossible, O2, Paranoid, Piloto, Publicis, S de Samba, Sentimental Filme, Shutterstock, TBWA Media Arts Lab, Untitled, Uol, Vetor Zero, WMcCann e Zohar.

Dúvidas ou desejo de se associar? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881

Facebook Clube de Criação

@CCSPOficial no Twitter