arrow_backVoltar

Festival Latinidades

Evento sobre 'Cinema Negro' teve 'trollada' que pegou público de surpresa

31.07.15

Mais de sete mil pessoas passaram pela edição de 2015 do Festival Latinidades, que discutiu, na última semana, o tema "Cinema Negro", no Cine Brasília.

A iniciativa anual acontece em Brasília desde 2008, em comemoração ao Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha (25 de julho). A próxima edição deverá rolar entre os dias 25 e 28 de julho de 2016, com atividades gratuitas em torno de temas ligados à superação das desigualdades de gênero e raça.

Como o evento deste ano destacou a representação das mulheres negras nos filmes, a Good Guys SA, coletivo que reúne profissionais de diversas agências para fazer ações de marketing social, lançou, antes do início do Festival, anúncio fictício que simulava a divulgação de uma vaga para atriz negra, para fazer o papel de empregada doméstica em um "filme nacional", causando polêmica nas redes sociais.

No entanto, quem ligava para o número indicado na peça, descobria do que se tratava, ao ouvir a gravação: "Olá. O anúncio que você viu faz parte de campanha para o Festival Latinidades. Se você teve interesse pelo trabalho, gostaríamos de te convidar para o festival, um evento que vai discutir o papel da mulher negra no cinema e na sociedade. Se você achou isso um absurdo, junte-se a nós e venha para o Latinidades."

Ficha Técnica:

Cliente: Festival Latinidades
Agência: Good Guys SA
Criação: Raoni Leão e Hugo Lopes
Planejamento: Rodrigo Walcacer
Aprovação: Jaqueline Fernandes, Chaia Dechen e Michele Cano.

Festival Latinidades

/