arrow_backVoltar

Fórmula 1

Globo não fecha acordo; Band teria acertado contrato

05.02.21

A Globo não entrou em entendimento com a Liberty Media e a FOM (Fórmula One Management), donas da F1, principal categoria do automobilismo. Com isso, não irá transmitir a temporada 2021 da Fórmula 1, cujo campeonato tem início marcado para 28 de março, no GP do Barein.

A imprensa especializada e o UOL publicaram nota da Globo a respeito dos fins das tratativas. “A Globo manteve negociações constantes com a FOM/Liberty Media sobre a renovação dos direitos da Fórmula 1, sempre considerando a nova realidade mundial dos direitos esportivos. Infelizmente não houve acordo. A Globo continuará a fazer a cobertura da categoria em suas plataformas para manter o fã do esporte informado sobre tudo o que acontece no mundo do automobilismo.”

Em agosto do ano passado, a emissora, que transmitia as provas desde 1981, já havia descartado a renovação (leia aqui). A decisão se amparava em um processo de revisão de seu portfólio de direitos. Nos bastidores, falava-se nas altas cifras cobradas para a categoria - sobretudo em meio a uma pandemia que paralisou todas as competições esportivas por um tempo, esvaziando estádios, arenas e circuitos. Segundo o site Grande Prêmio, os valores cobrados chegavam a US$ 22 milhões.

Mas, em novembro, a Globo retomou as conversas com a Liberty Media (reveja aqui). No mesmo mês, a emissora não renovou os direitos da Stock Car, cujo campeonato foi para a Band.

No mercado, comenta-se que a Band teria negociado os direitos de transmissão da F1. Segundo a coluna de Flavio Ricco, no R7, o acordo é para as temporadas 2021 e 2022. A Liberty tem interesse em manter o campeonato na TV aberta.

Outra possibilidade aventada é o lançamento em definitivo da plataforma de streaming da Liberty no Brasil, a F1TV Pro, cuja transmissão de provas ao vivo ainda não está negociada no país.

Resposta da Band

Oficialmente, não há confirmação de acerto entre Liberty Media e Band, que foi procurada pelo Clubeonline. O comunicado diz o seguinte: "A Band afirma que, a exemplo de outras emissoras, também está mantendo contato com a Fórmula 1, mas não há nenhum contrato assinado por enquanto. As negociações estão acontecendo. Caso haja um acordo, a emissora emitirá um comunicado oficial".

Fórmula 1

/