arrow_backVoltar

Gastronomia sustentável

Projeto global da Electrolux começa no Brasil

26.10.17

A Electrolux decidiu começar pelo Brasil um projeto global. É o Gastronomia Sustentável, que faz parte do For The Better, compromisso internacional da companhia para ajudar a enfrentar alguns dos problemas mundiais da Agenda 2030 da ONU, como fome, desperdício de alimentos e má nutrição. O programa consiste em dar aulas para comunidades, especialmente para quem está desempregado, ensinando gastronomia e mostrando como tirar o máximo proveito de alimentos. Entre os temas também estão higiene, comida saudável, sustentabilidade e empreendedorismo. Com esse aprendizado, os alunos poderão abrir negócios próprios.

As aulas começaram em setembro, em Curitiba. Foram selecionados 20 moradores da região da Cidade Industrial de Curitiba. O programa, que tem subsídio da Food Foundation, instituição global da corporação orientada para questões ligadas à comida e à sustentabilidade, conta com a chef Morena Leite como embaixadora.

"O principal objetivo da Electrolux com este projeto é trabalhar em prol das comunidades locais, empoderando a população por meio de habilidades gastronômicas e, consequentemente, gerando uma transformação social ao ajudar os participantes a ingressarem no mercado de trabalho", explicou em comunicado Ricardo Cons, CEO da Electrolux para a América Latina.

O projeto, que está em fase piloto, tem ainda a participação de 11 chefs e professores de gastronomia voluntários. São eles: Gabriela Vilar de Carvalho (proprietária do restaurante Quintana), Manu Buffara e Debora Teixeira (chef e sous-chef do restaurante Manu, respectivamente), Otavio de Brito (professor da pós-graduação em Gastronomia na Universidade Positivo), Delio Canabrava e Claudinei de Oliveira (proprietários e chefs executivos do restaurante Cantina do Delio, da pâtisserie Banoffi e outras lojas de comida), Vania Maciel Krekniski (chef e proprietária do restaurante Limoeiro), Renata Vidal (jornalista e criadora do blog Cozinha da Re), Rodrigo Machado (chef e sócio-proprietário da Prestinaria – Casa dos Pães), Gabrielle Mahamud (criadora do projeto social Good Truck), Rosane Radecki (chef e proprietária do restaurante Girassol), e Pati Bianco, blogueira de comida saudável e criadora do blog FruFruta).

A formatura da primeira turma está programada para o dia 13 de novembro. A perspectiva do Gastronomia Sustentável é implantar mais três cursos até a primeira metade do ano que vem. Outras regiões da América Latina serão atendidas pelo programa em 2018, mas os locais ainda não foram definidos. O certo é que Curitiba se mantém no projeto.

A Electrolux conta com o apoio de parceiros estratégicos globais, que fazem parte do projeto Feed The Planet, como Sodexo On-site, Instituto Stop Hunger, World Chefs e AIESEC (Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales), responsável pelo engajamento com a comunidade.

Gastronomia sustentável

/