arrow_backVoltar

Gunn Report 2017

Brasil em 6º lugar. Almap é agência do ano

14.02.18

Seguem abaixo os resultados do Gunn Report 2017, relatório que reúne as campanhas publicitárias mais premiadas em 2017, bem como rankings de agências, redes de agências, holdings, marcas, anunciantes e países.

Destaque para o capítulo novato Gunn 100, que destaca as 100 melhores ideias criativas de 2017 e elegeu a campanha 'Meet Graham' (Clemenger BBDO Melbourne), seguida por 'Fearless Girl', da McCann New York. A terceira é 'Child Replacement Programme', de Pedigree, criada pela Colenso BBDO Auckland, que encoraja os pais a adotarem um cachorro quando seus filhos saem de casa. Campanha da Almap para Getty Images está em 5º lugar.

Três tendências, segundo o relatório, emergiram das "campanhas mais criativas do mundo":

• Um ano de "propósito": o marketing orientado por objetivos continua a dominar as marcas (em oposição a campanhas para instituições de caridade ou entidades sem fins lucrativos), usando causas sociais ou ambientais na atividade de construção de marca.

• A criatividade se une à tecnologia: várias campanhas do ranking encontraram maneiras inovadoras de usar a tecnologia.

Filmes pautados pela emoção protagonizaram as campanhas: a combinação de engajamento emocional e altos valores de produção foi recorrente nas campanhas destacadas em 2017.

AlmapBBDO lidera o ranking de agências pela quarta vez nos 19 anos do Gunn Report. BBDO New York ocupa o segundo lugar e Dentsu Tokyo, o terceiro.

BBDO Worldwide é a network do ano pela décima segunda vez em 19 anos. McCann Worldgroup está em segundo lugar e Ogilvy & Mather em terceiro.

Pela primeira vez, o Gunn Report inclui um ranking de holding companies. Omnicom conquistou o primeiro lugar, seguido pelo WPP e Interpublic Group.

Nike ocupa o topo do ranking Best Creative Brands pela quinta vez, em 19 anos. Ano passado, estava na 12ª posição. Volkswagen, IKEA, Getty Images e McDonald's estão na sequência.

Volkswagen Group levou o título de Most Creative AdvertiserMars ficou em segundo lugar, seguido por Nike, Procter & Gamble e Samsung.

Estados Unidos conquistam o título de Most Creative Country, prêmio que abocanhou nas 19 edições do relatório. Este ano, o país é seguido por Reino Unido e Austrália. O Brasil, que anos atrás costumava aparecer na terceira posição deste ranking, este ano ocupa a 6ª posição.

 
Top 10 world's most creatively awarded campaigns

Rank Campaign title Brand Agency Points
 


1 Meet Graham Transport Accident Commission Clemenger BBDO Melbourne 684
2 Fearless Girl State Street Global Advisors McCann
New York 395.6
3 Child Replacement Programme Pedigree Colenso BBDO Auckland 302.3
4 Evan Sandy Hook Promise BBDO
New York 300.7
5 Endless Possibilities Getty Images AlmapBBDO
Sao Paulo 294.4
6 The Field Trip to Mars Lockheed Martin McCann
New York 286.9
7 We're The Superhumans Channel 4 Paralympics 4Creative
London 262.9
8 Landcruiser Emergency Network Toyota Saatchi & Saatchi Sydney 256.3
9 Nike Unlimited Stadium Nike BBH
Singapore 254.1
10 Like My Addiction Addict'Aide BETC
Paris 247.9

Top 10 world's best creative agencies

Rank Agency Location Points

1 AlmapBBDO São Paulo, Brazil 786.4
2 BBDO New York, USA 688.3
3 Dentsu Tokyo, Japan 651.1
4 adam&eveDDB London, UK 615.8
5 McCann New York, USA 605.9
6 Wieden+Kennedy Portland, USA 603.5
7 Clemenger BBDO Melbourne, Australia 603.1
8 BETC Paris, France 493.3
9 DAVID Miami, USA 488.6
10 Colenso BBDO Auckland, New Zealand 382.3

Top 10 world's best creative agency networks

Rank Network Points

1 BBDO Worldwide 4256.4
2 McCann Worldgroup 2940.8
3 Ogilvy & Mather 2928.5
4 DDB Worldwide 2344.6
5 Leo Burnett 1593
6 TBWA Worldwide 1540.5
7 J. Walter Thompson 1401.6
8 Y&R 1396.7
9 Saatchi & Saatchi 901.9
10 Wieden+Kennedy 864

Top 10 world's best creative holding companies

Rank Holding company Points

1 Omnicom Group 8891.5
2 WPP 7062.6
3 Interpublic Group 4511
4 Publicis Groupe 4114.4
5 Dentsu 1056.8
6 Havas Group 863.3
7 Hakuhodo DY Group 785.9
8 MDC Partners 551.8
9 BlueFocus Communication Group 331.1
10 Accenture 79.6

Top 10 world's best creative brands

Rank Brand Sector Points

1 Nike Clothing & Accessories 820.5
2 Volkswagen Automotive 650.3
3 IKEA Retail 639.1
4 Getty Images Business & Industrial 503.9
5 McDonald's Retail 469.7
6 Audi Automotive 429.2
7 Burger King Retail 422.8
8 Snickers Food 417.1
9 Adidas Clothing & Accessories 398.9
10 Netflix Media & Publishing 383.6

Top 10 world's best creative advertisers

Rank Advertiser Location Points

1 Volkswagen Group Germany 1097.3
2 Mars USA 1023.4
3 Nike USA 835
4 Procter & Gamble Germany 759.3
5 IKEA Sweden 743.6
6 Samsung South Korea 606.3
7 Heineken Netherlands 515
8 The Carlyle Group USA 508.5
9 Alphabet USA 489.5
10 Restaurant Brands International USA 483.7

Top 10 world's most creative countries

Rank Country Points

1 USA 8657.2
2 UK 3259.9
3 Australia 2710.7
4 Germany 2089.3
5 France 1978.6
6 Brazil 1637.0
7 Japan 1632.4
8 Argentina 1152.3
9 Thailand 1045.7
10 Canada 1033.3

 

Gunn Report 2017

/