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Impactos da covid

Sadoun: preocupação com a saúde mental e modelos de trabalho

27.07.21

Ao apresentar os resultados do Publicis Groupe no segundo trimestre, o CEO e chairman Arthur Sadoun declarou para a Campaign que a recuperação do grupo estava acontecendo "mais rápido do que o esperado". A receita teve crescimento orgânico de 17,1% no período. No ano passado, no segundo trimestre o quadro foi de diminuição de 13%.

Os números indicam que o grupo pode se recuperar da queda na receita sofrida no ano passado em 2021, em vez de 2022. Essa era uma estimativa interna, que agora foi atualizada. O CEO do Publicis prevê um crescimento de 7% em 2021 contra um declínio de 6,3% em 2020.

Mas Sadoun está "extremamente preocupado" com o impacto que estes tempos de covid podem ter exercido sobre a saúde mental da equipe. Essa foi uma das respostas dadas pelo líder global do Publicis Groupe para a Campaign.

Confira alguns trechos da entrevista – a íntegra pode ser acessada aqui.

Segundo trimestre e suas principais tendências

No primeiro semestre tivemos um desempenho muito forte graças ao nosso modelo, em um ambiente de negócios cada vez melhor. Não apenas recuperamos totalmente a receita perdida em 2020, mas todos os nossos KPIs durante o primeiro semestre excederam os níveis de 2019. No segundo trimestre, registramos um crescimento orgânico de 17,1%, contra uma queda de 13% no ano passado. Isso significa que apagamos os efeitos da pandemia e, na verdade, crescemos 2% em relação a 2019. Esse desempenho foi em grande parte impulsionado pelos EUA e pela Ásia, que cresceram 7% em comparação com 2019. Nossa operação nos EUA teve crescimento orgânico de 15,2% no segundo trimestre, com Epsilon e Sapient entregando acima de 25%. A Ásia também acelerou e teve crescimento orgânico de 13,6%. A Europa se recuperou de uma base baixa para crescer 23%.

Liderança criativa

Nosso compromisso com a criatividade não mudou. Fortalecemos drasticamente nossa bancada criativa com líderes como Chaka Sobhani, que foi promovido a CCO global da Leo Burnett, ou Bruno Bertelli, CCO global da Publicis Worldwide, que trouxe para a rede cinco GPs em Cannes para cinco campanhas diferentes (Burger King, Carrefour, Heineken, Renault e Propuesta Cívica, grupo mexicano de direitos civis). Temos ainda líderes criativos brilhantes no nível regional, como Natalie Lam, que recentemente se juntou ao grupo para impulsionar a criatividade dinâmica e disruptiva para nossos clientes na região APAC. O que mudou é que também apostamos em um modelo diferente de criatividade, movido por uma cultura diversa, coletiva e criadora. É exatamente isso que estamos fazendo com o Le Truc (em Nova York - leia mais aqui), comandado por Carla Serrano, que atraiu um time de criativos de calibre incrível, como Neil Heymann, ex-Droga5. E temos nossa joint venture com a Retrospect, um estúdio criativo experimental focado em perspectivas culturais diferenciadas, fundado por Quinnton Harris, Ajene Green, Joy Ekuta e Chijioke Amah.

Retomada do trabalho presencial

Nesse assunto, temos de ser muito humildes. A segurança de nosso pessoal é nossa primeira prioridade. Estamos adotando abordagem local, de acordo com os regulamentos de saúde do país, cidade ou estado. Não sabemos exatamente como será o futuro, mas com certeza será mais flexível, depois de mais de um ano isolado. Marcel (plataforma online interna) foi essencial quando estávamos todos presos em casa. É a plataforma que dá suporte a tudo o que estamos fazendo para impulsionar um desejo real de voltar ao escritório. E será a chave para construir modelos de trabalho híbridos e fluidos, com o escritório como o principal local de trabalho. Na verdade, o que mais estou obcecado é em garantir que todo o nosso pessoal tenha a oportunidade de se desenvolver e progredir enquanto enfrentamos juntos o que é, sem dúvida, um novo mundo.

Impacto sobre o bem-estar mental

“Estou extremamente preocupado com o impacto da crise na saúde mental das equipes que trabalharam incansavelmente para nos ajudar neste último ano. Para o comitê gestor, o bem-estar mental de nossos colaboradores é uma das nossas maiores preocupações e estamos tomando muitas iniciativas nessa frente. Quando se trata de fuga de cérebros, estou focado em como retemos e desenvolvemos nosso pessoal em primeiro lugar, e também em como atraímos mais do que o nosso quinhão de talentos. Nesse sentido, estamos vendo grandes talentos voltando, como Britt Nolan e Emma Montgomery, que foram copresidentes da Leo Burnett Chicago. Após dois anos em outra holding, eles voltaram para assumir novos cargos de liderança em Chicago e na Austrália.”

Recuperação sustentável em 2022

Nosso objetivo é recuperar totalmente as perdas de 2020 em um ano, em vez de dois anos, como antecipamos originalmente. Acreditamos que essa recuperação seja sustentável, desde que não haja grandes deteriorações no contexto sanitário global. O que importa agora é como tornar o crescimento sustentável e garantir que todos progridam individual e coletivamente.

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