Live recordista

Flu x Fla no YouTube bate marca de sertanejos

09.07.20

Cercado de polêmica desde antes de a bola rolar, o jogo entre Fluminense e Flamengo, decisão da Taça Rio realizada na noite de quarta-feira, 08, é o novo recordista de acessos simultâneos no YouTube. A partida, que foi transmitida ao vivo no canal do tricolor, chegou a 3,597 milhões de views na disputa dos pênaltis, vencida pelo Fluminense, que, com isso, fará a final do Campeonato Carioca com o próprio Flamengo.

Antes disso, o título da live mais acessada pertencia à cantora Marília Mendonça, registrou pico de 3,31 milhões de views no dia 8 de abril. A dupla Jorge & Matheus tinha estabelecido 3,24 milhões em 4 de abril e agora, com o sucesso da live na FluTV, fica em terceiro lugar (leia mais aqui sobre recordes nas lives desta pandemia).

A decisão da Taça Rio gerou muita controvérsia. Com mando de jogo, o Fluminense anunciou na terça-feira, 07, que exibiria o jogo em seu canal no YouTube. A Medida Provisória 984, de 18/06/2020, dá o direito de transmissão ao mandante, sem a necessidade de aval do visitante.

Mas o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) do Rio de Janeiro acatou pedido de mando compartilhado e o Flamengo, com base nessa decisão, também poderia transmitir o jogo em seu canal do YouTube. Isso suscitou uma “troca de gentilezas” por meio de comunicados e mensagens nas redes sociais entre os dois clubes – com torcedores e boleiros em geral entrando na briga também.

O Flamengo informou que "independentemente da solução a ser encontrada por Fluminense e sua parceira Rede Globo de Televisão, a FlaTV, assim como fez durante todo o campeonato, estará presente no estádio do Maracanã, transmitindo, em vídeo, o pré-jogo e o pós-jogo e, em áudio, os 90 minutos desta grande final".

A resposta do adversário não tardou: "O Fluminense Football Club, sensibilizado com a incomparável sensibilidade e empatia do Flamengo, esclarece que não tem qualquer problema com o Grupo Globo e que todos os brasileiros poderão assistir à partida através da FluTV". A Globo abriu mão do Campeonato Carioca e uma decisão da Justiça determinou que a emissora não é obrigada a transmitir jogos do Flamengo, com quem não tinha contrato.

Pouco antes da partida, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) derrubou a liminar do TJD. O presidente do STJD, Paulo César Salomão Filho, criticou a decisão do TJD, que “avilta a credibilidade da Justiça Desportiva como um todo, pois contraria os mais basilares princípios gerais do direito e específicos e regentes da matéria, razão pela qual, realmente, não pode sequer vigorar, sendo urgente que se suspendam seus deletérios efeitos, que redundariam evidente e irreparável prejuízo ao clube requerente".

Live recordista