Marrocos

Conheça o 1º clipe nacional com imagens geradas via IA

29.07.22

Filmado em dias diferentes, aos poucos e... com imagens geradas por meio de Inteligência Artificial (IA). Desse modo, pode ser descrito “Marrocos”, primeiro videoclipe brasileiro usando esse conceito. Segundo seu diretor e idealizador, Fernando Nectoux, do estúdio Fauna, no mundo é o primeiro vídeo musical a utilizar IA para chegar em resolução 4K.

A música foi produzida e gravada em celular por Antônio Anisio, um artista independente de Macapá, de quem Nectoux é amigo.

Mais de 1500 imagens foram geradas com a inteligência artificial Midjourney para dar um efeito de stop motion. Nectoux explica que, para que o clipe fosse 4k, outra IA foi utilizada em cima dos frames, criando mais detalhes e aprimorando a resolução para “uma qualidade em que ainda não há outras peças feitas”.

Ele ressalta que um dos desafios foi dar um contexto profundamente humano ao trabalho e dirigir a IA de forma a chegar em imagens poderosas e que fizessem sentido com a poética do artista. “Desde que mergulhei no assunto, queria ver se essas inteligências artificiais poderiam potencializar nossa criatividade e servir como novas ferramentas de imaginação e produção artística”, conta o diretor.

Confira a entrevista que fizemos com Nectoux.

Clubeonline - O que é a Midjourney?

Fernando NectouxÉ uma inteligência artificial que transforma comandos de texto em imagens. Existem outras plataformas semelhantes. O interessante da Midjourney é que eles são um grupo de desenvolvedores independentes. A maneira como a gente interage com a IA é através do Discord. Então, existe ali uma comunidade que vai além da criação de imagens, com chats entre os usuários, grupos de discussão e até momentos em que é possível falar com as pessoas que estão desenvolvendo a tecnologia. O mecanismo dessas IAs é semelhante. Você escreve algo como "yellow flowers in a glass of water". Após alguns segundos, ela começa a gerar opções e você pode desenvolver melhor algum desses caminhos até chegar à imagem final.

Clubeonline - Por que decidiram recorrer à IA?

Nectoux - Falei para meu amigo que senti uma empolgação que, talvez, fosse como a dos meninos do Depeche Mode descobrindo sintetizadores em 1980. Fazia tempo que não via uma ferramenta criativa tão interessante. Do ponto de vista de uma produção artesanal como a nossa, apenas uma IA chegaria em quase duas mil imagens para gerar o efeito que eu imaginava. Me inspirava, também, a vontade de dar um contexto humano, de realmente pensar sobre os conceitos das imagens que virariam os stop-motions e de fazer as coisas terem alguma poesia e sentido.

Clubeonline – Você já vinha planejando adotar essa ferramenta ou a ideia veio com a proposta do videoclipe?

Nectoux - Filmei um doc sobre as novas obras da minha mãe (a artista plástica Rosângela Nectoux) e queria fazer uma espécie de stop-motion. A ideia era, em algum momento, sequenciar dezenas de pinturas e dar uma sensação de que estavam vivas. Só que a diversidade de composições e assuntos entre as obras não dava essa sensação - para dar certo teriam de ser várias pinturas muito semelhantes juntas. Deixei de lado essa parte, mas a ideia continuou ecoando. Dois meses, depois descobri essas IAs e corri para me inscrever e tentar usá-las - na época a Midjourney ainda tinha lista de espera. Seis dias depois recebi a confirmação. Quando acessei, entendi que aquela ideia que eu tive antes poderia ganhar vida. Era possível gerar a quantidade de artes necessárias para sequenciar e animar. Comentei com o Antonio sobre isso e que poderíamos pensar no clipe da música com essas animações. Surgiu um processo de criação e produção circular, em que eu trabalhava todos os dias em ideias, organizava, animava e testava. Começamos filmando a parte do feixe de luz e um close do Antonio para ver como as coisas se mesclavam. Depois nos encontramos na casa da produtora para outras cenas e mais duas vezes, sempre com alguns dias de trabalho nas composições e na montagem do clipe entre um momento e outro das filmagens. A parte de uma lágrima dentro do crânio, por exemplo, filmei dois dias antes do lançamento do clipe.

Clubeonline - Já vislumbra novos projetos com IA?

Nectoux - Com certeza, mas antes quero mostrar melhor para as pessoas como foram os bastidores, deixar visualmente mais claro. De qualquer forma, daqui para frente, acessar essas IAs e brincar com algumas ideias já pode ser parte de um novo processo criativo.

Ficha Técnica

Conceito, direção, fotografia, montagem, produção e pós-produção: Fernando Nectoux
Figurino, produção e assistência criativa: Victor Merola

Marrocos