Mulheres do áudio – Parte 8

Daniele Dantas, Caraesco

25.03.24

Neste mês de celebração da mulher, o Clubeonline está com uma série feita com mulheres que criam e/ou produzem áudio no mercado publicitário.

Um número que historicamente sempre foi diminuto, mas que começa a ganhar musculatura e crescer. Que bom!

A entrevista agora é com Daniele Dantas, sound designer, compositora e sócia-fundadora da Caraesco Audio. Ela também colaborou com a Janga como mixadora e finalizadora por dois anos.

Confira como foram as conversas anteriores com: Gil Viana, CEO da Mugshot; Mônica Agena, produtora musical da Mr. PinkElga Bottini, compositora e produtora musical da CaptaJanecy Nascimento, maestrina, sócia-fundadora e CEO da Loud+Silvanny Sivuca, produtora musical da Pingado Áudio; Luna França, produtora musical, cantora e compositora da Evil Twin; e Cris Botarelli, compositora e produtora musical de trilhas da Hefty.

Clubeonline - Conte brevemente como surgiu sua história com a música.

Daniele Dantas - Começou na adolescência. Na minha família, não tinha músicos, mas minha mãe sempre me incentivou com a arte. Montei com alguns amigos uma banda de hardcore e era vocalista! Foi demais, deu um up na minha confiança e me mostrou que a música poderia ser um caminho. Já adulta, fiz um curso de sonoplastia na SP Escola de Teatro e, então, mergulhei de cabeça fazendo trilhas para peças. A paixão só cresceu.

Clubeonline - Como começou a produzir para o mercado publicitário?

Daniele - Minha entrada no mercado teve um empurrãozinho de um grupo muito importante chamado Mulheres do Áudio, que surgiu da junção de mulheres do som ao vivo, mas hoje une diversas profissionais que sempre compartilham oportunidades. Foi assim que surgiu um freela na Quiet City e foi uma experiência muito bacana! Tive a chance de passar um período como finalizadora na Mugshot, outro lugar com pessoas muito criativas e agregadoras. E, mais recentemente, colaborei com a Tati Nascimento na Janga, uma vivência enriquecedora, onde surgiram trocas importantes, inclusive sobre questões raciais que são essenciais para mim, já que pessoas pardas e pretas têm ainda menos acesso nesse meio.

Clubeonline - Passou ou passa por dificuldades, envolvendo por exemplo preconceito, neste universo?

Daniele - Ah, sim, mesmo me dedicando igualmente à composição, ao design de som e à finalização, há um desafio em ser levada a sério no meio musical. Nós, mulheres produtoras ou técnicas de som, frequentemente temos nossa competência questionada. E também acredito que temos muito menos margem para errar. Daí, é essencial que existam espaços de troca, coletivos de mulheres, para nos fortalecer. Precisamos ver mais de nós por aí, só assim para ter fôlego e continuar.

Clubeonline - Você sente que ainda há poucas mulheres sendo reconhecidas e criando nas produtoras de áudio ou acredita que hoje este cenário mudou?

Daniele - Ainda é um mundo mais masculino, mas as coisas estão mudando aos poucos! Trabalho muito para projetos focados no público feminino (não exclusivamente, mas muitos). Recentemente, decidi dar um passo importante: abrir minha própria produtora de áudio, em parceria com Cauê Bravim, chamada Caraesco Áudio. Esta iniciativa não apenas me proporciona uma voz ativa, mas também a oportunidade de explorar diversas áreas dentro do áudio. Uma parte essencial do que imagino daqui para frente é trazer mais mulheres comigo nessa jornada. Foram mulheres que, ao longo da minha trajetória, me abriram portas e me inspiraram. Sinto uma profunda vontade de retribuir.

Clubeonline - Dos seus trabalhos feitos para propaganda, quais  você destacaria? Por quê?

Daniele - Dos trabalhos que fiz, destaco um da marca Tylenol, uma oportunidade com a Janga de realizar um desenho de som bem rico (veja aqui)! As animações geraram bastante possibilidades criativas. Fiquei muito satisfeita com o resultado e a campanha foi bem legal!

Clubeonline - Fora do universo da publicidade, o que te move? Você está em outros projetos que envolvem música?

Daniele - Fiz parte de projetos no cinema e TV. O mais recente é a segunda temporada da série “Auto-Posto Amigos do Nelson” que está na Paramount +, onde fiz a mixagem e algumas trilhas musicais. Também tenho um projeto autoral com o Cauê, chamado “Caranguejo-Escorpião”. Focamos em performances ao vivo, recriando trilhas musicais de filmes em salas de cinema (Belas Artes, MIS, Sesc). É um projeto muito gratificante e dá margem para explorar bastante a criatividade, eu amo! Além disso, me dedico à área de desenho de som e música para games. É um campo que a gente pode explorar diferentes estilos e possibilidades, e tem se mostrado muito aberto e receptivo.

Mulheres do áudio – Parte 8