arrow_backVoltar

Mulheres e Audiovisual

Cabíria Festival acontece a partir do dia 18

10.11.20

A 2ª edição do Cabíria Festival – Mulheres e Audiovisual, evento voltado à produção realizada por mulheres e pessoas de identidades de gênero diversas, acontecerá entre os dias 18 e 29 de novembro, online e totalmente gratuito.

A programação contará com a exibição de 35 filmes e 22 microfilmes, além de debates, oficinas, masterclasses e painéis.

O evento tem a proposta de promover um encontro entre audiência, cadeia produtiva e cineastas, do Brasil e de países convidados – Alemanha, Argentina, Canadá, Costa Rica e França.

Para participar, é necessário acessar a programação por meio de cadastro nas plataformas Videocamp (para títulos de longas e médias-metragens) e Cardume (para os curtas, que terão sessões online seguidas de debate). Painéis, mesas e masterclasses terão lives no canal do Festival no YouTube.

A partir do tema "Imaginários possíveis, rupturas em processo", o recorte da curadoria pretende reforçar os desejos de compartilhar a diversidade de atuações no audiovisual, estimulando o rompimento com ciclos históricos de violência e silenciamento de grupos com pouca representatividade no setor.

Como uma síntese simbólica do tema, a cineasta homenageada é Patrícia Ferreira Pará Yxapy, indígena da etnia Mbyá-Guarani, com uma mostra de 11 filmes.

O festival é uma expansão do Cabíria Prêmio de Roteiro, que desde 2015 premia histórias escritas e protagonizadas por mulheres.

As realizadoras do Festival, Marília Nogueira, da Ipê Rosa Produções, e Vânia Matos, da Laranjeira Filmes, consideram que o evento "reforça a importância não apenas da igualdade de gênero nos espaços de trabalho, mas também a do protagonismo em suas próprias histórias".

A primeira edição do evento foi realizada presencialmente no Rio de Janeiro.

Confira a programação completa da edição de 2020 do Festival, aqui.

Mulheres e Audiovisual

/