arrow_backVoltar

Night Owls

Samsung pede desculpas por comercial

29.04.22

A Samsung Electronics pediu desculpas nesta sexta-feira (29), por um comercial (assista abaixo) que mostra  uma mulher correndo por uma rua durante a madrugada.

A gigante de tecnologia sul-coreana recebeu críticas negativas nas redes sociais e em veículos de comunicação no Reino Unido por não ter levado em consideração a questão da segurança das mulheres.

O filme pretende promover saúde e bem-estar como parte da campanha “Night Owls”, criada pela Ogilvy, e mostra a experiência da protagonista com alguns dispositivos da Samsung, como fones de ouvido sem fio, smartwatch e smartphone, durante uma corrida noturna.

"A campanha 'Night Owls' foi projetada com uma mensagem positiva em mente: celebrar a individualidade e a liberdade de se exercitar a qualquer hora', afirma a Samsung em comunicado.

"Nunca foi nossa intenção ser insensível às conversas em andamento sobre a segurança das mulheres. Como uma empresa global com uma força de trabalho diversificada, pedimos desculpas pela forma como isso pode ter sido recebido", completa o texto.

A polêmica começou quando o enredo do filme foi visto por uma parte do público como "distante de representar as mulheres no mundo real", uma vez que elas muitas vezes estão sujeitas a ataques violentos. Alguns veículos de comunicação que abordaram o tema citam o ataque fatal a Ashling Murphy, de 23 anos, ocorrido em janeiro, enquanto ela corria em Dublin, na Irlanda, e o estupro e assassinato de Sarah Everard, enquanto caminhava rumo à sua casa no Reino Unido.

Alguns consumidores, no entanto, registraram apoio ao comercial da Samsung no canal da marca no YouTube. Muitos destacaram que na Coreia é "comum sair tarde da noite" para correr ou caminhar, "independentemente do sexo", outros apontam que o filme "não está errado, está errado que as pessoas não possam fazer um passeio seguro à noite" e que é necessário "normalizar que as mulheres possam fazer o que querem, quando querem".

Night Owls

/