arrow_backVoltar

Nota de Falecimento

Lilo Clareto, aos 61 anos

21.04.21

O fotógrafo Lilo Clareto morreu nesta quarta-feira (21), aos 61 anos, em decorrência de complicações da Covid-19. Ele estava internado no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.

Lilo era mineiro, da cidade de Passos, e desde 2017 morava em Altamira, no Pará, para trabalhar com as comunidades ribeirinhas e povos originários.

O fotógrafo foi inicialmente internado na UTI do Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira, mas com a necessidade de mais recursos para tratamento intensivo, foi transferido para São Paulo. Sem vaga no sistema público, Lilo foi internado no Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Foi organizada, então, uma vaquinha online e uma campanha, a "20x20 Galeria Solidária" (leia aqui), para ajudar a pagar as despesas da internação. As fotos continuam à venda na loja virtual.

O perfil do Instagram @respiralilo publicou o seguinte comunicado, nesta quarta-feira (21):

"Lilo Clareto mandou dizer que respira. Mas não precisa mais de ar. Saiu da UTI para habitar um lugar ao qual não temos mais acesso. Lilo se foi... Nós, amigos, familiares e, porque não dizer, fãs... Ainda estamos processando essa nova realidade. Não é o fim. É uma pausa. A obra de Lilo continuará viva pra sempre! E que privilégio poder passar pela vida e de fato deixar um legado. A internação e luta do Lilo reuniram muita gente, geraram repercussão, arrecadaram recursos, incendiaram ideias... Lilo virou substantivo, verbo, adjetivo. Isso tudo irá continuar.

A luta do Lilo pela vida ainda é a de tantas pessoas, mas a luta do Lilo em vida vai muito além de ar. Suas imagens serão o combustível para algo maior e perene, mas agora ainda não conseguimos falar sobre isso. Vamos recuperar o fôlego, sentir a perda e voltaremos em breve pra contar.

Obrigado a todos pela força!!

#lilalilo #RespiraBrasil"

Nota de Falecimento

/