arrow_backVoltar

O espaço é seu

Brasil, um país de presente!

14.10.09

Há um ano, quando estava entrando pro time de diretores da Zeppelin, o Breno, diretor executivo, repetia sem parar: Somos loucos, beeeem loucos, estamos investindo, contratando, ampliando! O país vai afundar, o mundo vai afundar, nosso mercado, que já estava achatado, agora vai pro brejo de uma vez! A crise é séria, de proporções inimagináveis! Vamos passar por um ano de cão!

Eu pensei, com os meus botões: Por que então ele está querendo novos diretores na casa? Concluí: ele acha isso mesmo, mas acredita no próprio taco e no próprio negócio, é do tipo que cresce na adversidade, que gosta de desafios. No fundo, ele acha mesmo que o país vai afundar, mas que a Zeppelin vai no mínimo sobreviver – e ele vai continuar fazendo o que gosta na vida: cinema e previsões radicais.

Corta. Um ano depois. Andei viajando uns dias e chego na produtora. Breno, um urso de tão grande, se levanta e vem com os braços abertos em minha direção. Pensei: saudades? Mas foi só uma semana… Ele: Você não sabe (como se eu tivesse passado a semana perdida no Saara, sequestrada por Berberes), o Rio vai ser sede olímpica, vamos ter a melhor década da história do país, talvez o melhor século! Hã? E começou com um discurso animado, forte, sem ponto de edição: Copa, Olimpíada, pré-sal, bolsa de valores, economia estável, ISO de estabilidade por 10 anos, presidente pop star internacional, o melhor e mais bonito país do mundo, agora arrumadinho e transmitido em tempo real pro mundo inteiro. Vamos nos acabar de filmar! Pro Brasil, América Latina, pro mundo! Vai ser uma loucura, você está preparada?

Eu? Bem, sim, quer dizer, mas você não tava super pessimista, com medo até de ter que redimensionar a produtora, nesse ano? E a crise? Pois me dá aqui um abraço porque sentiremos saudades do tempo em que tínhamos tempo de nos abraçar de vez em quando.

Por Lô Politi, diretora de cena da Zeppelin

O espaço é seu

/