arrow_backVoltar

O Espaço é Seu

Sobre autoescola, vida de agência e 2020

18.12.20

Lembro quando fui tirar minha carteira de motorista em Salvador, o instrutor da autoescola perguntou se eu já sabia dirigir. Respondi que dava umas voltas pela cidade de vez em quando com meu irmão mais velho. O instrutor me olhou desconfiado e pediu para colocar o cinto de segurança.

No começo. não entendi seu olhar de reprovação, mas de tanto eu botar o braço para fora da janela ele comentou: geralmente é mais fácil ensinar a alguém que não sabe nada, porque não tem vícios. Você, por exemplo, dificilmente vai passar no exame se continuar dirigindo com uma mão só no volante.

Este ano de 2020 foi como se tivéssemos que entrar na autoescola de novo. Com a diferença que alguns de nós têm anos de carteira e nenhum instrutor para nos tirar os velhos hábitos.

Pode ser que ir para agência fisicamente seja só um antigo costume, mas confesso que sinto falta. Sempre gostei da resenha, de ver como os profissionais que admiro trabalham e, principalmente, da troca inesperada. É naquele almoço despretensioso que seu colega te apresenta um autor desconhecido e isso muda seu jeito de pensar.

Há pouco tempo mudei para Nova Iorque para começar a trabalhar numa nova agência. Ainda não conheci pessoalmente nenhum dos meus novos colegas. Não sei o que eles leem, o que assistem e onde vivem. Não posso brincar com o péssimo gosto para escolher restaurantes de um, nem eles podem pegar no meu pé por querer comer sanduíche de pastrami 4 vezes por semana.

Criar de pijama é muito bom. Acordar 5 minutos antes da reunião, nem se fala. Mas, pra mim, nada substitui o ambiente da agência.

Talvez 2020 tenha vindo para acelerar tendências e nos mostrar um jeito novo de trabalhar. Não sinto falta de dirigir com o braço pra fora do carro, mas não vejo a hora de pegar um metrô lotado e voltar para agência.

Vinicius Fernandes, Group Copy Supervisor na Havas Health & You

O Espaço é Seu

/