arrow_backVoltar

O Espaço é Seu

As mulheres e o copo meio vazio (Nathalia Andrijic)

12.03.21

As mulheres e o copo meio vazio

Discurso não enche o copo. Ação sim. 

Mais um 8 de março se passou e um ano em que muito se falou sobre as mulheres no mercado da comunicação, criatividade, design, estratégia. Que bom!
Pois é. Muito se falou. Como nunca antes.
Mas não tanto se fez.
Não ainda.

Pouco ainda vemos em relação a mudanças efetivas.
Pense você: quantas e quais mudanças viu na sua empresa desde 8 de março do ano passado?
De verdade, pra refletir.

Não me entenda mal. Não é sobre deixar de lado as grandes conquistas das mulheres na nossa indústria. A gente vê sim mais mulheres sendo contratadas, mais mulheres na liderança, mais projetos feitos por elas e para elas.
Mas cá entre nós: te dá mesmo uma sensação de que o que fizemos é suficiente?

Não costumo ser a pessoa do copo meio vazio. Não mesmo. Sou otimista por natureza. Mas nesse caso, sinto que se só olhamos o copo meio cheio, tendemos a achar que é suficiente, que já tá bom.

Aí a gente fala, posta, compartilha. Muito. Parece tudo tão lindo.
Chega na realidade real oficial, pouco mudou de fato.

Copo meio cheio: Mulheres negras, periféricas, LGBTQ+ sendo contratadas
Copo meio vazio: Será que com as oportunidades / cargos que merecem?

Copo meio cheio: Mais mulheres na liderança
Copo meio vazio: Será que com os mesmos salários que os homens?

Copo meio cheio: Maior flexibilidade de horários e locais de trabalho na pandemia
Copo meio vazio: Será que com o suporte necessário para trabalhar com tranquilidade em casa? (ainda mais as mães)

Percebe? O copo meio vazio nos faz questionar.

Sem “será?”, não há diálogo.
Sem diálogo, não há mudança.

Mudança essa que vem das trocas, da união, do compartilhamento e da cobrança pelo que precisa ser feito. Mudança essa que precisa ser acelerada.
O copo só vai encher com ações individuais, coletivas e estruturais.

É com o olhar e a ação de cada um(a) de nós no dia a dia. Um espaço aberto, uma oportunidade dada, um feedback, um elogio, uma mentoria.
É com a atuação de coletivos, comitês nas empresas que proporcionam espaço para discussão, questionamento e educação.
É com a mudança estrutural nas lógicas de contratação, desenvolvimento, valorização, políticas de salário, horas extras remuneradas (ou eliminadas), licenças maternidade e paternidade decentes e equivalentes. Isso é o que precisamos cobrar.

Pra todos esses e outros serás, a gente precisa se unir.
O que você pode fazer no espaço em que está? E sua empresa? Seu entorno?
Por um 8 de março de 2022 com mais ações concretizadas!

A gente vai sim encher esse copo, mas a gente não pode se contentar com a velocidade de um conta-gotas.

Nathalia Andrijic, Estrategista Sênior no Waze/Google e Coordenadora de Estratégia na Miami Ad School. Uma eterna otimista inconformada

Esse texto foi inspirado pelo Miami Women Talk que moderei pela Miami Ad School no Dia da Mulher com o tema "Conversa sobre o mercado de comunicação e seus desafios" com Marcela Righi, Head de Marketing e Estratégia na Laboratório Fantasma e Coordenadora do curso de Brand Design, Andressa Cruz, Copywriter da GUT em São Paulo, Nayara Rocha Lima, ACD (associate creative director) na R/GA, e Eduarda Nieto, Diretora de arte da AKQA São Paulo

O Espaço é Seu

/