arrow_backVoltar

O Espaço é Seu

A ideia é boa, mas tire o macaco

14.09.11

Eu sou novo nessa coisa, mas a história do macaco é velha e continua tendo tudo a ver com o nosso tempo. Caso alguém não conheça, certa vez um roteirista submeteu seu filme a um produtor hollywoodiano. Após uma avaliação, o produtor orientou: "a ideia é boa, mas tire o macaco". O filme em questão era King Kong.


Os meios aumentaram e a quantidade de propaganda insossa cresceu junto. A maioria dos anúncios que se vê são medíocres. E essas nem são palavras minhas, são da Sra. minha mãe, do lar.


Particularmente, não acredito em atalho. A grande malandragem da vida é trabalhar, trabalhar com amor. Mas pra que virar madrugada trabalhando e passar final de semana na agência para veicular um trabalho normal? Trabalho normal dá pra fazer em horário normal. Me questiono se faz sentido tantas reuniões e tanto trabalho extra para o consumidor se sentir invadido por anúncios apenas normais. E depois a gente se vira pra esquentar as ideias pra Cannes.


Alguém precisa assumir algum risco. Segurança não tem nada a ver com ideia criativa. Em algum nível está difícil aprovar a ideia boa. Eu não sei precisar quem anda tirando os macacos da maioria das nossas campanhas. Mas de vez em quando surge um pônei maldito que, por sinal, aumentou em 110% as vendas da Nissan Frontier.

E a Cadbury que botou o macaco, literalmente, tocando bateria? Viu, tirar o macaco sim é um risco.


A utilidade pública da nossa atividade tem parte em deixar a vida das pessoas mais divertida, se não, vira quase um telemarketing. O povo não é burro, o povo somos eu e você. E gostamos de uma boa prosa, de atenção. Como disse David Ogilvy: “não subestime o consumidor, ele é a sua mulher”.


Enfim, todo mundo curte boa propaganda, quem faz e quem consome. Então, quando não tiver macaco, vamos botar.

Eddie Silva, diretor de arte.
@silvaeddie



PS. Ciro Pellicano, Sebastião Teixeira, Manoel Zanzoti e Eric Nice, parabéns pelo Bronze, em revista, no 6º anuário do CCSP.


 Comentários


Ines - Muito bom artigo! Por mais criatividade, e o fim da mediocridade!!!


 

O Espaço é Seu

/