arrow_backVoltar

Performance com Propósito

PepsiCo quer oferecer produtos + saudáveis

18.10.16

De olho na demanda crescente por uma alimentação mais saudável, a PepsiCo lançou, nesta segunda-feira (17), inúmeras metas para o ano de 2025, com o intuito de "contribuir para um sistema alimentar global mais sustentável e ajudar a tornar as comunidades locais mais prósperas".

As iniciativas dão prosseguimento ao compromisso de sustentabilidade lançado pela PepsiCo em 2006, no qual a empresa busca oferecer "Performance com Propósito".

"Para ter sucesso no mundo volátil e em constante mudança de hoje, as empresas devem fazer três coisas extremamente bem: focar no fornecimento de um forte desempenho financeiro, fazer isso de forma sustentável ao longo do tempo e ser sensível às necessidades da sociedade", declara Indra Nooyi, presidente e diretora-executiva da PepsiCo.

"Traçamos nossos planos em relação aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, e acreditamos que os passos que estamos dando ajudarão a levar a PepsiCo a patamares ainda maiores nos próximos anos. Empresas como a PepsiCo têm uma tremenda oportunidade – e responsabilidade – não apenas de serem lucrativas, mas de fazerem isso de uma forma que faça a diferença no mundo", pondera Indra.

Para a próxima década, a agenda do "Performance com Propósito" terá três prioridades, segundo a PepsiCo: ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar dos consumidores por meio dos produtos que a empresa vende; proteger o planeta; e capacitar as pessoas ao redor do mundo.

Em relação ao portfólio de produtos, a companhia informa que irá reduzir níveis de açúcares, gordura saturada e sódio.

As metas para 2025 são: pelo menos dois terços do seu portfólio global de bebidas terão 100 calorias ou menos de açúcares adicionados por porção de 355 ml (12 oz); pelo menos três quartos do seu portfólio global de alimentos terão no máximo 1,1 grama de gordura saturada por 100 calorias; pelo menos três quartos do seu portfólio global de alimentos terão no máximo 1,3 miligrama de sódio por caloria.

Outra meta é que a taxa de crescimento das vendas dos "produtos de Nutrição Diária" da empresa (que fornecem grãos integrais, frutas e legumes, laticínios, proteínas e hidratação) supere a taxa de crescimento das vendas no saldo do portfólio da PepsiCo.

Além disso, a empresa se comprometeu a fornecer acesso a pelo menos três bilhões de porções de alimentos nutritivos e bebidas para comunidades e consumidores de classes sociais menos favorecidas.

Em relação ao planeta, a PepsiCo comunica que tem entre suas metas até 2025 está melhorar a eficiência do uso da água da sua cadeia de suprimentos agrícolas direta em 15%, em áreas de abastecimento de alto risco hídrico, e de suas operações de fabricação direta em 25%; e reconstituir 100% da água que a empresa consome nas suas operações de fabricação em áreas de alto risco hídrico.

A companhia também prevê reduzir as emissões de gases do efeito estufa em pelo menos 20% até 2030, além de promover o cultivo de forma sustentável das principais matérias-primas agrícolas.

Sobre a capacitação de pessoas, a PepsiCo planeja, entre outras ações, expandir o programa "Sustainable Farming Initiative (SFI)" para aproximadamente 2,8 milhões de hectares até 2025; estender os princípios do Código de Conduta do Fornecedor da empresa a todos os franqueados e parceiros de joint venture; e investir US$ 100 milhões em parceria com a PepsiCo Foundation para apoiar iniciativas que beneficiem 12,5 milhões de mulheres e meninas em todo o mundo.

 

Performance com Propósito

/