Público quer + diversidade na TV e no cinema

13.02.19

Quarenta e oito porcento dos consumidores britânicos acreditam que a televisão e o cinema não conseguem representar a sociedade de forma autêntica, revelou uma pesquisa da UM, agência do grupo IPG.

Num momento em que o longa-metragem "Pantera Negra" conquistou sete indicações ao Oscar, o estudo descobriu que seis em cada 10 britânicos gostam de assistir a filmes, na telinha ou na telona, com elencos que contemplem a diversidade. O número sobe para 64% daqueles com 16 a 24 anos. O mesmo percentual acredita que TV e cinema devem "refletir a sociedade como ela é".

A pesquisa da UM faz parte de um estudo mais amplo sobre os consumidores do Reino Unido, que analisa os estereótipos da publicidade.

Descobriu-se ainda que jovens com idades entre 16 e 24 anos estão liderando a demanda por diversidade, com 47% interessados ​​em ver mais negros, asiáticos e minorias étnicas na tela (em comparação a 34% se considerados todos os britânicos) e 42% ansiosos para ver mais representação LGBTQ+ (em comparação a 27% de todos os adultos do Reino Unido).

A pesquisa acrescentou que seis entre 10 espectadores de "Mulher Maravilha" e da série "Killing Eve" gostariam de ver mais protagonistas do sexo feminino. Em ambos os casos, o número saltou para 72% entre aqueles com idades entre 16 e 24 anos.

"A demanda por diversidade é clara e isso só se tornará mais importante ao longo do tempo, à medida que os espectadores mais jovens parecem demonstrativamente mais progressistas em seus pontos de vista. Esta é uma mensagem que tanto os estúdios quanto os anunciantes deveriam prestar atenção", defende Michael Brown, head de insights da UM.

Com Campaign.