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Play Plus

Com parceiros, Record lança serviço de streaming e VOD

13.08.18

O Grupo Record coloca no ar nesta terça-feira, 14, um novo serviço de streaming e VOD com conteúdo tanto da TV linear quanto de players da TV paga e mais produções originais. É o Play Plus, projeto consolidado com a participação de parceiros como a PricewaterhouseCoopers (PwC) e a Samba Tech. Na grade, programação da TV Record, da Record News, acervo do grupo (como Família Trapo e Especial Elis Regina), atrações da ESPN e da PlayKids.

Parte desse conteúdo é gratuito. Para acessá-lo, basta baixar o app, disponível para iOS e Android a partir da terça-feira. Para poder consumir programação como ESPN Extra e o acervo com alguns programas que fazem parte da história da TV há pacotes de assinatura, que custam de R$ 12,90 a R$ 32,80. Outras empresas estão em negociação com a Record.

O lançamento do Play Plus tem campanha criada pela Y&R, com veiculação nacional, spot de rádio e peças de OOH. Na TV e na internet serão exibidos três filmes: Julgamento, Luta e Trem que trazem como protagonistas um quarteto de ursos que interrompe uma cena reveladora – e tensa – cantando alto uma versão de “A Barata”, música do grupo Só Para Contrariar. A interrupção não permite saber o que se desenrolaria. Na sequência, aparece um banner: “Curioso? Baixe o PlayPlus” (confira a ficha técnica mais abaixo).

Gerar curiosidade foi o pedido feito por Antonio Guerreiro, superintendente de estratégia multiplataforma do Grupo Record. Despertada a atenção do consumidor, é o conteúdo quem se encarregará de garantir o interesse do futuro usuário. Essa é a aposta de Guerreiro, que há dois anos vem estudando os caminhos da mídia e os passos que podem ser dados pela Record. Como ele lembrou, há um player global no mercado brasileiro (Netflix), outro importante, mas de perfil nacional (Globo) e um terceiro player internacional, que promete aumentar investimentos no país (Amazon Prime). “Há uma miríade de aplicativos, mas entendemos que há espaço para um shopping de entretenimento e conteúdo que pode ser acessado por uma única porta de entrada”, explicou.

Segundo Guerreiro, a construção do Play Plus é constante. Para dar ideia de como o serviço deve ser alimentado, ele contou que há 20 pré-produções em andamento. E na segunda quinzena de setembro será aberto um pitch para projetos originais (quem quiser escrever o seu, pode enviá-lo para o email originais@playplus.com).

O Play Plus começa com conteúdos originais como “Pais da Nova Era”, cinco episódios de 20 minutos cada com Marcos Mion apresentando pais dedicados aos filhos, com discussões como deveres e paternidade nos novos tempos. Outra atração exclusiva da plataforma é “Camarim da Xuxa”, produção com Xuxa retomando conteúdo feito para o público infantil. Também se destaca o “Você Sabia”, dos mesmos criadores do canal que faz sucesso no YouTube. E em setembro, o usuário do Play Plus poderá ver uma série (“Terrores Urbanos”), que só irá para a TV em 2019 pela Record.

A nova unidade de negócios, que é uma das cinco coordenadas pela área de Guerreiro, conta com 110 funcionários. O Play Plus já tem perfis nas redes sociais e será atuante como é a Netflix. A Samba Tech também tem um time específico para atender às demandas da plataforma, seja na oferta do conteúdo, seja nos serviços de atendimento e cobrança.

De acordo com a PwC, os serviços de TV on demand e streaming, baseados na oferta de players OTT (over the top), devem gerar US$ 64,7 bilhões de receitas no mundo até 2021. Mas isso não quer dizer que a TV linear está com seus dias contados. Guerreiro salientou que a TV aberta é muito forte no Brasil. O que se verifica é a transformação no modelo de consumo de TV. O Clubeonline perguntou se, no futuro, a nova unidade de negócios poderá ser o carro-chefe da empresa. “Estamos como se isto fosse o Porto de Santos. Estamos tirando os produtos dos conteiners e não sabemos o que tem dentro. Nosso aprendizado será na base de tentativa e erro”, afirmou.

O R7 chegou a ter um produto no YouTube, o R7 Play, que funcionou num modelo pago entre 2015 e 2017. Que lições extraíram dessa experiência? “Que não se deve trabalhar sozinho”, resumiu Guerreiro.

 

Lena Castellón

 

Ficha Técnica

Cliente: Grupo Record

Produto: Play Plus

Título: “Julgamento”, “Luta” e “Trem”

Duração: 3x30”

VP de criação: Rafael Pitanguy

Dir. Criação: Rafael Pitanguy

Redator: Bruno Souto

Dir. Arte: Mozar Gudin

Atendimento: Léo Balbi e Karina Ribeiro

Cliente: Antonio Guerreiro, Alessandro Malerba e Aline Sordili

Planejamento: Paulo Vita, Leonardo Santos e Verônica Mendes

Mídia: Glaucia Montanha, Camila Felix e Isis Baptista

RTV: Nicole Godoy | Camila Naito | Mariana Marinho | Anderson Rocha | Izabel Soares |

Mayara Araújo | Cléo Gonçalves | Jay Leonel

Produtora Filme: Sentimental Filme

Direção: Guilhermo Sartori

Direção de Fotografia: Pedro Cardillo

Direção de arte: Equipe Sentimental

Produção Executiva: Equipe Sentimental

Atendimento produtora: Equipe Sentimental

Assistente de produção executiva: Equipe Sentimental

Montagem: Márcio Canella

Pós-produção/ finalização: Sentimental Filme

Produtora de som: S de Samba

Produtor de som: Pedro Caldas, Rodrigo Monteiro, Tiago Gamke, Rafael Mancini e Rafael

Atendimento: Meg Ribeiro

Locutor: Guilherme Lopes

Play Plus

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