arrow_backVoltar

Polêmica

Homem negro se transforma em chinês, em comercial de sabão líquido

31.05.16

O comercial chinês "Racial Transformation" (assista abaixo), que promove o sabão líquido Qiaobi, sofreu duras críticas e foi acusado de racismo, ao mostrar um homem negro que depois de passar por uma máquina de lavar se transforma em chinês.

A resposta oficial do anunciante à revista Campaign Asia-Pacific parece, no mínimo, ignorar as inúmeras reclamações sobre a peça. Segundo Li Jun, vice-presidente da marca Qiaobi, "o processo criativo foi concebido para adicionar um pouco de prazer, usando um certo exagero artístico." O executivo defendeu que a ideia "era apenas surtir um efeito cômico; não houve intenção de despertar emoções ou mostrar desrespeito a outras nacionalidades."

A Campaign observa que, além do enredo racista, o filme é bem parecido com comercial de 2006, da lavanderia Coloreria Italiana, no qual um homem branco vira negro depois de entrar numa máquina de lavar roupas, sob o slogan "Coulored is better" (assista aqui).

"Nós só descobrimos mais tarde que havia um trabalho italiano como este", comentou Jun, que acrescentou "não poder revelar" a equipe e agência responsáveis pela criação de "Racial Transformation".

Em comunicado oficial divulgado na sua conta no Weibo (o Twitter chinês), no último sábado (28), a Qiaobi pediu desculpas: "lamentamos que o nosso filme tenha gerado controvérsia e não temos intenção de fugir da nossa responsabilidade. Nós tiramos o comercial do ar e removemos os links para o vídeo ofensivo. Esperamos que os usuários da internet e os meios de comunicação também parem de divulgá-lo", disse a empresa, em comunicado. "O filme e a controvérsia em torno dele prejudicaram as pessoas de ascendência africana e, por isso, gostaríamos de pedir desculpas."

Leia matéria da Campaign na íntegra aqui.

Polêmica

/