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Pós-pandemia

Estudo indica mudanças de comportamento do consumidor

10.07.20

Se não é possível prever como a pandemia de coronavírus irá impactar o comportamento do consumidor brasileiro, um olhar para os países que já retomaram a maioria de suas atividades, como a China, por exemplo, pode trazer indicativos importantes para o mercado nacional.

Por lá, houve uma grande alta no consumo - inclusive o de luxo - a partir de abril, quando o país asiático iniciou a reabertura depois de dois meses de quarentena. Por outro lado, mais de 60% dos contratos de financiamento imobiliário no país foram cancelados ou renegociados entre os meses de abril e maio.

As constatações fazem parte de estudo realizado na China pela consultoria Inovasia, entre os meses de abril e maio, e que detectou 10 principais mudanças de comportamento do consumidor, que afetarão desde o funcionamento do comércio eletrônico, passando por empresas de logística, o mercado de saúde, o de alimentação e o de notícias, entre outros.

Confira abaixo as principais mudanças comportamentais apontadas pelo estudo:

1 - Transmissões ao vivo ("lives") se tornaram canais permanentes de vendas

2 - Same hour delivery se tornou exigência do consumidor

3 - Serviços contactless terão vantagem sobre competidores

4 - Alimentação saudável e fitness ganham mercado

5 - Carros pequenos e elétricos se tornam tendência

6 - Checagem de notícias se torna mais frequente (e valorizada)

7 - Local commerce obtém prevalência sobre grandes varejistas

8 - Pagamentos digitais (e sem contato) se tornam indispensáveis

9 - Late adopters não retornam iguais às compras off line

10 - Consumo terá retomada veloz, mas sem planos de longo prazo

Pós-pandemia

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