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Preços baixos e gamificação

Chegada da chinesa Temu ao Brasil promete agitar varejo

05.04.24

Depois que a plataforma de comércio eletrônico chinesa Shein, que segue a linha "fast fashion low price", aterrisou no Brasil em 2020, as varejistas locais começaram a sentir o impacto da concorrência e a desenhar novas estratégias para atrair o público e não perder espaço.

Agora, este cenário deve sofrer mais uma sacudida, com a notícia de que o marketplace Temu, empresa subsidiária do grupo de e-commerce chinês Pinduoduo, chegará ao país ainda no 1º semestre deste ano, concorrendo diretamente com as também chinesas Shein, Shopee e Aliexpress, além da Amazon e das varejistas tradicionais.

A gigante do comércio eletrônico foi lançada no final de 2022 e já desembarcou em 18 países, com uma política agressiva de preços baixos - Temu é um nome inspirado no conceito "Team Up, Price Down". Para conseguir um patamar de preços menores, a Temu usa ferramentas de inteligência artificial, conectando o atacado diretamente com os consumidores finais.

A Temu também se vale de uma estratégia de gamificação: quando consumidores completam tarefas (como envio de convites para novos usuários, por exemplo), acumulam descontos.

Em meados do ano passado, executivos do marketplace vieram ao Brasil para levantar dados sobre e-commerce e comportamento do consumidor, atraídos pelo potencial de crescimento do mercado nacional. As compras online no país têm crescido 30% ao ano e, durante a pandemia, houve um incremento de 87%.

Com cerca de US$ 150 bilhões de valor de mercado, a Temu tem apostado em investimentos graúdos em marketing, para ganhar visibilidade e construir marca. Além de aportar altas cifras nas redes sociais, nos EUA, por exemplo, o anunciante exibiu comerciais durante o intervalo do Super Bowl, o espaço mais caro de propaganda naquele país.

Segundo dados do AdAge e USA Today’s Ad Meter, um filme de 30" na final do futebol americano deste ano custou US$ 7 milhões (ou US$ 230 mil por segundo).

Assista a um dos comerciais, abaixo. A comunicação apresenta a assinatura "Shop Like A Billionaire".

 

Preços baixos e gamificação

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