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Quero ser grande

Mascote da Casas Bahia vira jovem

16.10.20

O Bahianinho, mascote da rede varejista Casas Bahia, assume um novo papel institucional e passará a ser conhecido como CB.

O personagem, que antes era representado pela figura de uma criança, agora se torna um adolescente, em um redesign criado pelo estúdio Miagui, além de assumir o papel de porta-voz da marca.

A proposta, segundo a gigante do varejo, é que ele traga uma "linguagem leve, animada e expressiva", sempre iniciando seus vídeos com uma apresentação em Libras, a fim de reforçar a preocupação com a inclusão.

Para apresentar o novo mascote, a Y&R Brasil criou campanha, que conta com o filme "Quero ser grande" (assista abaixo). O comercial chega à telinha neste domingo (18).

Como parte da estratégia de lançamento, nas redes sociais o Bahianinho tradicional está registrando em posts uma viagem que está fazendo pelo Brasil. A jornada mostra como a Casas Bahia mudou. O mascote conclui que, assim como a rede, ele "também quer crescer", percebendo que "quer influenciar as pessoas falando sobre temas relevantes e levantando a bandeira da sustentabilidade".

"Para mostrar como o Bahianinho cresceu e se tornou o CB, criamos uma história em que o personagem antigo se depara com todas as mudanças que estão acontecendo com a marca e percebe que precisa evoluir para fazer parte dessa transformação", pontua Cristian Santoro, ECD da Y&R.

"Além dos filmes, planejamos uma série de conteúdos em que vamos mostrar a jornada do CB pelo Brasil se encontrando com vários personagens que vão ajudá-lo na missão de se tornar um 'influencer' digital que conhece de perto o Brasil e o brasileiro", completa Santoro.

Criado em 1960, o personagem já foi repaginado algumas vezes. Dessa vez, o CB se transforma em um jovem hiper conectado e ativista em causas ambientais, sociais e de sustentabilidade. Como porta-voz da marca, o mascote tem a missão de prestar assistência aos clientes e traduzir a linguagem digital para os mais velhos.

"A nova fase da marca exige um porta-voz que personifique nossos valores. Transformar o Bahianinho no jovem CB permitirá que ele se comunique com os clientes e que também atue como mais um ponto de humanização no relacionamento com o consumidor e aborde diferentes temas, como tecnologia e sustentabilidade", diz Roberto Fulcherberguer, CEO da Via Varejo.

"O CB é um jovem moderno e ativista que não só vai ser o porta-voz da marca, mas vai também prestar uma verdadeira assistência na jornada de compra do consumidor, dando dicas sobre produtos e serviços", completa Ilca Sierra, diretora de marketing e comunicação multicanal da Via Varejo.

Em 2015, o estúdio Miagui já havia assinado uma releitura do personagem para uma campanha de games. Esse projeto serviu como ponto de partida para a nova fase. "Nossa abordagem foi manter a essência do personagem original, incorporado em uma linguagem mais moderna, lúdica e hiper-realista, inspirada por produções high end de estúdios como Disney e Pixar", comenta Cássio Braga, diretor criativo do Miagui.

De acordo com o diretor, a ideia foi restabelecer o CB com características mais inclusivas, plurais e com a "cara dos brasileiros", seguindo o novo posicionamento da marca (leia anteriores sobre o assunto aqui e aqui).

O esforço também contará com uma outra ação para o meio digital, chamada "Evolução", uma cocriação entre Miagui e Y&R, e que será lançada no dia 20 nas redes sociais da Casas Bahia. As peças mostrarão a evolução da criança para o adolescente CB.

Ficha Técnica (Lançamento CB):

Cliente: Casas Bahia

Campanha: Lançamento CB

Agência: Y&R Propaganda

VP de Criação: Rafael Pitanguy

Direção Geral de Criação: Cristian Santoro

Direção de Criação: Tiago Barreto e LP Andrade

Criação: Thiago Lopes, Vinicius Noronha, Danilo Spinussi, Nicolas Salvador e Lucas Lazzaro

Atendimento/Projetos: Sandra Borges, Vanessa Silva e Karina Côrrea

Planejamento: Paulo Vita, Marcelo Bazán, Larissa Maida, Simone Bispo e Giulia Arruda

Mídia: Glaucia Montanha, André Sobral e Ricardo Victor

Produção (RTV): Glauco Gomes e Reinaldo Brasil

Produtora: Miagui

Produtora de som: Loud

Aprovação Cliente: Ilca Sierra, Amanda Couto, Letícia Oliveira, Gabriel Ribeiro e Gilberto Canuto

Ficha Técnica (Redesign CB):

Cliente: Via Varejo - Casas Bahia

Produtora: Miagui - Creative Production Studio

Direção: Cássio Braga

Concepção: Cássio Braga e Ismael Ramos

Atendimento: Daniela Sostisso e Cristiane Correa Ramos

Gerente de projetos: Jéssica Rodrigues

Supervisão 3D, modelagem e lookdev: Ismael Ramos

Rigging: Thiago Valentim, Ismael Ramos

Pós-produção: Daniel Zimmer e Fernando Teixeira Rohde

Ficha Técnica (Animações - Quero Ser Grande e Evolução):

Cliente: Via Varejo - Casas Bahia

Agencia: Y&R

Produtora: Miagui - Creative Production Studio

Direção: Cassio Braga e Carlos Kulpa

Atendimento: Cristiane Correa Ramos e Daniela Sostisso

Gerenciamento: Jéssica Rodrigues

Assistente de Direção: Marco Antônio Sesterhenn Jr

Storyreel: Chico Zullo

Supervisão 3D: Ismael Ramos

Modelagem e lookdev: Ismael Ramos, Matheus Abraham Alves, Miguel Alves Giffu, Fagner Pereira Nogueira e João Neto

Rigging: Thiago Valentim e Ismael Ramos

Supervisão de Animação 3D: Hannry Pschera

Animação 3D: Hannry Pschera, Christian Weckl, Ismael Ramos, Jonathan Edward, Jonathan Souza, Leonardo Felix, Leonardo Puccinelli Paul, Matheus Caetano, Michael Carlos, Michael Carlos, Miguel Alves Giffu, Vinicius Ribeiro
Ilustração 2D: Gabriela Marchioro e Paulo Campos

Animação 2D: Chico Zullo, Combo Studio e Danila Ribeiro da Silva

Motion: Daniel Rocha

Pós-produção: Daniel Zimmer, Fernando Teixeira Rohde e Rafael Ciancio Pagini

Edição: Carlos Kulpa e Daniel Rocha

Áudio: Loud

Quero ser grande

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