arrow_backVoltar

Report / Riot

As três maiores tendências apontadas pelo Vale do Silício para 2015

18.12.14

A Riot, em parceria com a network de startups globais Partnered, acaba de lançar um videoreport destacando as três maiores tendências apontadas pelo Vale do Silício para o mercado de comunicação e marketing em 2015.

O objetivo da iniciativa é mostrar aos profissionais da área como se preparar para novos desafios e oportunidades, com estudos de caso reais.

As tendências apontadas pelo levantamento são:

- Tecnologias que melhoram a experiência em lojas físicas, como é o caso dos beacons, que devem crescer 287% nos próximos quatro anos, totalizando mais de cinco milhões de unidades instaladas. Cada vez mais as pessoas irão preferir comprar por meio do e-commerce, por conta da praticidade que ele proporciona. Por isso, as lojas de produtos e serviços terão de se reinventar para continuar atraindo consumidores aos espaços físicos, oferecendo ações que sejam também práticas e, ao mesmo tempo, divertidas e personalizadas.

- Pagamentos móveis. Essa tendência já começa a fazer parte da rotina dos brasileiros, Um exemplo é o pagamento via aplicativo de táxis, mas ainda com cobrança de taxas nas transações. Por outro lado, a bitcoin, considerada a tecnologia para pagamentos mais revolucionária de 2014, e sem cobrar taxas, irá se tornar cada vez mais uma alternativa poderosa em relação aos cartões de crédito. No total, investidores injetaram mais de 400 milhões de dólares em startups relacionadas à bitcoin. Diante deste cenário amadurecido, profissionais de comunicação e marketing devem estar atentos a esse movimento para atualizar a maneira de pensar e corresponder às expectativas de mudança do mercado.

- Wearables, ou “tecnologias vestíveis”. Novos produtos como pulseiras de monitoramento cardíaco ou de estudo do sono serão cada vez mais referências em tecnologia. A promessa é que cheguem com tudo no mercado brasileiro em 2015. Se pagamentos móveis já foram revolucionários, imagine o dia em que pagaremos contas com as batidas do coração. O potencial de crescimento desse mercado é grande: os investimentos em aparelhos que podem ser vestidos aumentaram 135% em 2013 e em agosto deste ano bateram novo recorde.

“A lição que tiramos de tudo isso é que as estratégias de marketing mais eficazes serão aquelas que gerarem valor real para os consumidores, melhorando de alguma forma suas vidas”,  analisa Walter Motta Junior, Head de Parcerias da Riot.

O vídeo pode ser acessado por meio deste link.

 

 

Report / Riot

/