#SaveRalph

Rodrigo Santoro contra testes de cosméticos em animais

12.04.21

Um curta de animação que conta com o apoio de estrelas de cinema é a maneira como a ONG Humane Society International (HSI) reforça sua luta pela proibição do teste da indústria de cosméticos em animais. A campanha é global. No Brasil, ganhou a dublagem de Rodrigo Santoro, estreando por aqui nesta segunda-feira, 12.

Taika Waititi (veja abaixo), Ricky Gervais, Zac Efron e Olivia Munn estão entre os nomes que participam da ação. Eles emprestam as vozes para o filme #SaveRalph, que aborda o sofrimento suportado pelos animais, mas contado de uma maneira conformada por um coelho, Ralph - leia aqui sobre o lançamento da campanha e aqui para ver a versão em português.

O roteirista e diretor Spencer Susser (“O Rei do Show”) e o produtor Jeff Vespa (“Voices of Parkland”) se associaram ao estúdio Arch Model, do criador de marionetes Andy Gent, na produção em que Ralph conta como são feitos os testes.

"Quando recebi o convite, fiquei impactado com o depoimento do Ralph. Depois, soube do envolvimento de artistas tão sérios pelo mundo com o projeto. Pra mim, foi uma honra contribuir com uma causa tão importante", disse Rodrigo.

No filme, Ralph é entrevistado para um suposto documentário, narrando sua rotina de trabalho como cobaia em um laboratório. A campanha envolve os espectadores para ajudar a banir os testes em animais verdadeiramente.

De acordo com Antoniana Ottoni, relações governamentais da HSI no Brasil, “a discussão a respeito do banimento dos testes de cosméticos em animais já dura quase 10 anos no Brasil”. Ela afirma que líderes da indústria, como Lush, Unilever, P&G, L’Oréal e Avon, estão trabalhando com a entidade para reforçar que mais nenhum animal precise sofrer ou morrer por conta desses testes. “Agora, nós convocamos os senadores para votar urgentemente pela lei PLC 70/2014 e pôr um fim nessas práticas cruéis e desnecessárias”, completa.

A campanha tem 16 países prioritários, incluindo Brasil, Canadá, Chile, México, África do Sul, além de nações do sudoeste asiático. São parceiras a Humane Society dos Estados Unidos e a Humane Society Fundo Legislativo, focada em legislação americana. A instituição está levantando lugares que já estão com a proibição em vigor, mas nos quais autoridades estão tentando explorar brechas legais para pedir novos testes em animais. #SaveRalph pretende influenciar as autoridades desses países, levando-os em direção ao futuro livre de crueldade animal.

O curta, materiais educacionais sobre o status atual do uso de cobaias em laboratórios e uma petição para exigir que as autoridades brasileiras apoiem as medidas pela proibição desses testes e da venda de cosméticos desenvolvidos com essa prática estão disponíveis em hsi.org/Ralph.

Os testes em animais aplicados pela indústria da beleza foram oficialmente banidos em 40 países. A União Europeia baniu esses experimentos em 2013. Porém, segundo a HSI, o acordo está sendo minado pela European Chemicals Agency, que exige de laboratórios a realização de testes em animais com químicos que são usados exclusivamente em cosméticos.

Jeffrey Flocken, presidente da Humane Society International, declarou que a campanha #SaveRalph é um alerta de que os animais ainda estão sofrendo na indústria de cosméticos. “Hoje temos uma oferta abundante de produtos confiáveis que são livres de testes em animais e com abordagens que garantem sua confiabilidade. Não existe mais desculpa para fazermos animais como Ralph sofrerem para que a indústria possa testar seus ingredientes”, defendeu.

#SaveRalph