arrow_backVoltar

Se importe menos, se cuide mais

Nada faz de alguém 'mais ou menos homem', defende Dove Men+Care

06.07.21

A marca Dove Men+Care traz homens (não atores) rompendo com estereótipos tradicionais impostos à masculinidade, em campanha criada pela GUT São Paulo.

A partir do mote "Se importe menos, se cuide mais", o filme (assista abaixo) mostra alguns homens - incluindo o o atleta paraolímpico Gustavo Carneiro Silva - em situações cotidianas que geralmente são retratadas com personagens femininas, como depilar as axilas ou usar secador nos cabelos, além de outros no estilo "machão".

A peça defende que nada faz de alguém “mais ou menos homeme que autocuidado é importante, propondo reflexões sobre autoestima e masculinidade tóxica.

"Ainda existe uma grande barreira cultural, mas, sim, os homens brasileiros estão se interessando cada vez mais por cuidados pessoais. Queremos provocar essa reflexão para normalizar a relação entre cuidado e masculinidade por causa dos efeitos positivos que isso tem na saúde e bem-estar dos homens e da sociedade como um todo", argumenta Camila Garbin, gerente de marketing de Dove Men+Care.

O esforço é parte da estratégia institucional da marca, que volta a abraçar o debate contra estereótipos, demonstrando que atitudes de cuidado, bem-estar e afeto não estão relacionadas à vulnerabilidade e muito menos diminuem a masculinidade.

A Dove Men+Care também irá promover frentes de comunicação e conteúdo a fim de inspirar homens a percorrerem uma jornada de percepção individual, valorizando um olhar para eles mesmos e com menos preocupação com a opinião dos outros.

"Para questionar padrões, nós criamos uma campanha totalmente livre deles. Trouxemos personagens reais, que olham para si mesmos e gostam do que veem. Conseguimos, a partir de cenas sensíveis e extremamente verdadeiras, captar manifestações espontâneas de autoestima, fruto do autocuidado", defende Bruno Brux, diretor executivo de criação da GUT São Paulo.

Mais de 50% dos homens preferem caçoar ou não comentar quando os amigos mudam de aparência e 49% deles só discutem cuidados pessoais e trocam dicas de produtos quando são questionados (dados do Google Consumer Survey, de abril de 2018).

Os impactos desses padrões também se estendem à menor atenção das pessoas do sexo masculino a questões de saúde: quase 40% dos homens com até 39 anos somente vão ao médico quando se sentem mal (segundo estudo realizado pela área de Inteligência de Mercado do Grupo Abril e Instituto Lado a Lado pela Vida) e a proporção de mulheres que consultaram pelo menos um médico em 2019 era superior à dos homens (82% a 69%), de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Ficha Técnica:

Agência: GUT São Paulo

Anunciante: Unilever

Produto: Dove Men+Care

Título: Se importe Menos, Se cuide Mais.

Território: Brasil

ECD: Bruno Brux

Creative Directors: Linus Oura & Tiago Abreu

Creatives: Rafael Quintal, Rodrigo Sganzerla, Julia Mota & Paulo Damasceno

Managing Director: Valéria Barone

Group Account Director: Camila Prado

Account Manager: Marcela Jundurian

Head Of Strategy: Fernando Ribeiro

Strategy Director: Diana Lopes

Social Strategist: Douglas Coelho, Bárbara Reis

Head of Production: Mariane Goebel

Production Director: Julia Ramos

Producer: Renata Fabri

Produtora: Delicatessen

Direção: Lua Voigt

Asis. Direção: Juliana Antich & Pedro Galiza

DOP: Nixon Freire

Dir. Arte: Miwa Shimosakai

Produção: Guilherme Valiengo, Grayce Felix, Felipe Cavassin e Ana Paula Bento

Line Producer: Ana Chrysostomo e Rafael de Paula

Produção Executiva: Tathiana Pires

Montagem: Nathalia Kamura

Cor: Psycho n’Look

Pós Produção: Space Gorilla

Finalizador: André Maluly

Produtora de Áudio: Hefty

Produtor: Edu Luke, Otávio Cavalheiro, Tuco Barini, Celso Moretti e Rud Lisboa

Atendimento: Debora Carvalho e Daniella Cabaritti

Coordenação: Cristiane Oliveira

Produtora de Música: Big Sync Music

Direção de produção de áudio: Alex Menck

Atendimento: Alex Menck

Produção musical: Ghidrah

Se importe menos, se cuide mais

/