StandUp

L'Oreal Paris lança plataforma antiassédio no Brasil

05.10.21

A L'Oréal Paris acaba de trazer ao Brasil a plataforma antiassédio StandUp, desenvolvida em parceria com a ONG norte-americana Hollaback, e que tem o objetivo de ajudar a educar a todos aqueles que já presenciaram ou sofreram abuso em locais públicos.

Globalmente, o assédio é a maior preocupação de 47% das mulheres no mundo e essa é a principal questão para 60% da população feminina no país, segundo pesquisa encomendada em 2019 pela L'Oreal Paris para Ipsos.

Nesse contexto, a marca de produtos de beleza encoraja toda a sociedade a tomar atitudes em relação ao tema e anuncia o lançamento no Brasil desse programa de conscientização e treinamento antiassédio, que se propõe a ajudar as vítimas e testemunhas a enfrentar o assédio nas ruas. A novidade foi apresentada pela empresa em evento realizado na manhã desta terça-feira (5), mediado pela atriz Taís Araújo (embaixadora da marca há 12 anos).

"Diante dessa triste realidade na qual o assédio aparece como principal preocupação de tantas mulheres, a L'Oreal Paris deu um passo à frente e mais do que uma marca feminina passamos a ser uma marca feminista: agora nós militamos e nos posicionamos pelos direitos femininos e pela equidade de gênero", afirma Laura Parkinson, diretora de L'Oréal Paris no Brasil, acrescentando que o lançamento do StandUp é uma aposta no "poder da educação".

Aplicada em um experimento em universidades norte-americanas, a metodologia de intervenção desenvolvida pela Hollaback diminuiu em 17% os casos de violência sexual no local. O método que promete auxiliar, de modo seguro, homens e mulheres a intervir diante dessa situação, seja como testemunha ou como vítima, é baseado em 5 Ds: distrair, delegar, documentar, direcionar e dialogar.

A partir do mote "Autoestima em primeiro lugar", a WMcCann criou campanha, composta por filme para TV paga e internet (assista abaixo), conteúdos para o meio digital, out of home, patrocínio ao programa "Superbonita"(do canal GNT) e ações de PR.

"Quando observamos um caso de assédio sem intervir, indiretamente aumentamos o trauma da pessoa que está sendo assediada, além de reforçar ao assediador que seu comportamento é aceitável. Essa campanha pretende interromper essa dinâmica, propondo tomada de consciência da sociedade e ação, através da informação e do treinamento dos 5 D's", defende Luiza Portella, diretora de planejamento estratégico da WMcCann.

Como parte da estratégia, a L’Oréal Paris irá patrocinar a leitura de matérias que tiverem o tema assédio como centro das reportagens do jornal O Globo e das revistas Marie Claire, Glamour, GQ e Vogue. A ação "Paywall Down" irá liberar os acessos para os leitores pelo período de três meses (de 05 de outubro a 31 de dezembro), evidenciando que fazer a informação circular é fundamental no auxílio ao combate ao assédio.

A L'Oreal Paris também destaca que é necessária uma abordagem interseccional sobre o assédio, reafirmando a importância de se jogar luz sobre as diferentes realidades vivenciadas por mulheres negras, transsexuais e travestis. O evento de apresentação da plataforma contou também com a participação de Gabriela Lohan, transexual e embaixadora da marca.

"Há 50 anos dizemos que as mulheres valem muito, também sob uma perspectiva interseccional", ressalta Helena Bertho, head of communications, diversity & sustainability da L'Oreal.

"Primeiro, olhamos para dentro de casa, para que a L'Oreal fosse ambiente seguro para todas as mulheres e que elas pudessem almejar e alcançar qualquer posição dentro da empresa. Olhamos antes para políticas internas e para nossas plataformas e canais. Agora, também refletimos na comunicação, pensando na construção de um pacto civilizatório. Sabemos que se trata de uma solução é multifatorial. Não é um problema só de mulheres, mas de homens, empresas, marcas, governos... Todos devem pensar na solução", ressalta a executiva.

"É sobre usar a força da marca para educar as pessoas, para pensar em uma sociedade mais inclusiva. O que estamos gerando de impacto positivo na vida das pessoas? Qual legado iremos deixar? Temos que ser agentes de transformação. Se a publicidade cria representações sociais, quais são as que nós estamos criando para essa sociedade?", reflete Helena.

Ficha Técnica:

Agência: WMcCann
Cliente: L'Oréal Paris

Produto: Institucional
Nome da campanha: Stand Up Cause

Time do cliente: Laura Parkinson, Tiago Raposo, Helena Bertho, Renato Annibal, Larissa Régia, Raiza Chinellato, Larissa Sampaio, Paulo Cardoso, Michelle Amancio e Monique Maltaroli

Executive Chairman: Hugo Rodrigues

CEO: André França

CCO: Mariana Sá

VP Executivo e Diretor Geral da WMcCann Rio: Marcio Borges

Direção de Criação: Ricardo Weitsman

Diretor de Criação Associado: João Resende
Criação: Ana Rocha, Andrea Lobato, Carolina Oliveira, Bruno Mukai e Humberto Nogueira

CSO: Renata Bokel

Planejamento: Luiza Portella, Fabiana Lovate, Marianna Valmore e Thamires Oliveira

Conteúdo: Patrícia Colombro, Stella Peixinho e Lorena Manso

Atendimento: Paula Nunes, Katarina Nunes e Renata Castello Branco.

VP de Mídia: Fabio Urbanas

Mídia: Romana de Oliveira, Patricia Newlands, Clauder Sousa, Guillermo Perret, Ana Chasco e Maria Ribeiro.

BI: Ingrid Barros e Miguel Masuet

Diretora de Produção: Camila Naito