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SxSW 2018

Um festival de ativações (Felippe Motta)

14.03.18

Histórias clássicas recontadas, uma borbocicleta pilotada por uma mulher alada, um Smart dentro de uma bolha de plástico, o carro elétrico da Mercedes, o carro elétrico da Smart, as dezenas de carros elétricos da Tesla, uma casa onde tudo funciona por comando de voz, uma cobra que parece um dragão chinês cibernético, um robô que dança igual a um bonecão do posto, vídeos transformados em exposição, exposição transformada em vídeos, uma máquina que faz sushi, uma que faz café e outra que luta com lightsabers.


Você ganha um brinde se descobrir o que que isso tudo tem em comum. Aliás, um não, vários: tem boné, camiseta, chaveiro, bala, chocolate, garrafa de água, bolsa, pin, bóton, caneta, isqueiro, leque, enfim, o que você quiser levar. Acho que todos nós sabemos que o SxSW é um festival bem maluco, onde assuntos dos mais diversos campos ligados à inovação, música e cinema são discutidos. O que só quem está aqui sabe é que, na paralela, acontece um festival à parte: um festival de ativações.


Quando você digita no Google SxSW, você encontra um monte de informações sobre as palestras, o que está acontecendo no evento e, claro, as informações do site oficial. Mas, não encontra quase nada sobre as ativações, que são um verdadeiro show à parte. Por isso, me dediquei a fazer este texto, para que você possa ter um pouco de ideia do que está acontecendo nas ruas de Austin, orbitando em torno do SxSW 2018.


 A CASA DO YOUTUBE:


O YouTube montou uma casa na SxSW intitulada Fairy Tales. Ela é o resultado de um projeto que começou há 2 anos e envolveu diversas agências de propaganda do mundo. A proposta é simples: as agências convidadas para participar do projeto tinham 6 segundos para fazer versões de contos de fadas clássicos. Os vídeos são apresentados com instalações interativas que fazem com que você entre na história antes mesmo de assistir ao vídeo. As instalações são fantásticas, verdadeiras obras de arte. E, apesar do formato de 6 segundos ser um tanto quanto limitador, ele foi muito bem aproveitado pelas agências. Mas, por que 6 segundos? Porque o YouTube está lançando este novo formato de publicidade no seu site que vai ter exatamente 6 segundos de duração e o intuito da instalação é despertar o interesse do público formador de opinião para o novo formato (saiba mais sobre o projeto aqui).


 A CASA DO GOOGLE:


O Google chegou na SxSW para mostrar, definitivamente, todo o potencial do seu assistente digital, o Google Home. Montaram uma casa incrível que tem desde flamingos cor-de-rosa, que se movem com o comando de voz, até automações mais complexas como ligar e desligar lâmpadas, baixar ou levantar persianas, ativar o ar- condicionado, alimentar os animais e até pedir pizza. Tudo à distância de um “OK, Google!”. Com três tamanhos, o pequeno, o médio e o grande, o Google Home entra pesado na luta contra a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon, e nos mostra que, em um futuro próximo, seremos muito menos dependentes da tela do que imaginamos.


 A CASA DO VIMEO:


O VIMEO está completando 10 anos. E para celebrar este momento, desenvolveu uma exposição interativa com os vídeos mais acessados da sua plataforma. A exposição é incrível, tem sempre uma instalação interativa relacionada ao tema do vídeo que está sendo projetado. Por exemplo: na parte destinada aos vídeos tristes, até você chegar na TV que passa os filmes, tem centenas de caixas de lenço de papel, para que você possa usar enquanto assiste aos filmes. Além disso, dentro do espaço, diretores cinematográficos ministram palestras, fazem workshops e interagem com o público do SxSW. Lembrando que o VIMEO também está presente dentro do Austin Convention Centre com o patrocínio de uma das principais salas do Festival de Cinema: o VIMEO Theatre.


ATIVAÇÕES E MAIS ATIVAÇÕES:


Por onde você anda, nas ruas, você vê ativações. Desde as mais simples, com promotores e brindes, até as mais complexas, como o Smart Elétrico que anda dentro de uma bola de plástico para mostrar que não emite CO2, até as bizarras, como pessoas vestidas de borboletas andando de bicicleta. Tem de tudo, para todo o gosto.


Nas ruas de Austin, onde centenas de marcas estão lutando para conseguir se destacar, fica claro que não é só o dinheiro que manda. As ativações com uma proposta criativa, e, claro, bem amarrada com a verdade da marca, não só se destacam mais como também conseguem deixar um residual muito maior presente na cabeça de quem está participando do festival.


Felippe Motta

Diretor de Criação da Master Comunicação

SxSW 2018

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