SxSW 2022

Beck: de volta aos palcos e à raiz popular

19.03.22

Estilo, humor e irreverência foram levados ao palco do SxSW 2022 na tarde desta sexta-feira, 18, pelo indicado ao Hall da Fama do Rock & Roll de 2022 e oito vezes vencedor do Grammy Awards, Beck. Sua conversa com a jornalista de música do "The New Yorker"Amanda Petrusich, realizada no início da tarde, no horário local, deixou a plateia presencial e online com gostinho de quero mais para seu show acústico exclusivo, marcado para a noite deste sábado, 19, em Austin. "Eu nem acordei ainda. Parece que são 9 horas da manhã", brincou, já no início.

O festival marca seu retorno aos palcos desde o projeto colaborativo "Hyperspace", realizado com o produtor Pharrell Williams e lançado em novembro de 2019. Eles tentavam fazer algo juntos desde 2013, quando Beck estava com os filhos pequenos e queria fazer algo mais alegre, menos pesado.

Como toda a humanidade, logo após "Hyperspace" Beck precisou se adaptar à pandemia do Covid-19. "Passei dois anos sem fazer nada e me culpando muito por isso. Eu era aquela pessoa que ia para praias e piscinas, sem nenhuma perspectiva". Mas quando a presença em shows voltou a ser possível, no verão estadunidense de 2021, "eu fui a todos. Fui a mais shows no verão passado do que nos últimos 20 anos."

Voltar ao SxSW o fez lembrar de sua última vez no festival, em 1994. "Eu fiz um show e quem abriu para mim foi o Johnny Cash, o que para mim era um absurdo", contou ele. O cantor, compositor e ator fez uma palestra no evento e foi tocar no famoso clube punk de Austin, Emo's. Beck era a atração principal. "Era meu primeiro tour com a banda e a gente nem sabia direito o que estava fazendo", disse. Um pedestal atingiu a cabeça de um fã e o machucou, além de muitas pessoas deixarem a platéia durante a performance. "Foi caótico", relembra.

Na trajetória do jovem que passou muitas dificuldades, criado em um bairro violento e pobre no Leste de Los Angeles, até alcançar a fama, foram muitos os conselhos que recebeu para mudar a essência de seu trabalho, o que não acatou. Ele contou que ouviu de produtores e executivos de grandes gravadoras que a ideia era boa, mas não funcionaria se não mudasse isso ou aquilo. "Nem sempre eles sabem o que estão dizendo". Beck contabiliza a coragem que teve de dizer alguns 'nãos' na conta da juventude. "Quando você é jovem, seu instinto é muito forte".

Quando o sucesso chegou, "muita gente ficou chocada, mas a pessoa mais chocada era eu", brinca o cantor, músico, compositor e produtor musical, que está numa fase de reconexão com suas raízes de artista popular.

Sobre o processo criativo, ele revela que o contexto é o segredo de um álbum. "As músicas se fortalecem quando estão juntas", diz. Comparando ao cinema, ele falou que "pensa na atmosfera da música, em um espaço cinemático para ela". Gosta da simplicidade, da objetividade e reconhece que é impossível tocar o coração sem ser cliché. Entusiasmado com sua apresentação, falou do poder do público de transportar o artista para lugares inimagináveis.

Para assistir ao show acústico que Beck fará neste sábado, 19, às 9pm (horário local) no ACL Live do Moody Theater, em Austin - as portas serão abertas às 8pm - é preciso ter identificação (crachá e pulseira) de participante do SxSW 2022. As vagas são limitadas e serão vendidos ainda alguns poucos ingressos para não participantes do festival. O evento seguirá as orientações de proteção ao Covid-19 (veja aqui).

Clubeonline está no SxSW 2022 por conta do patrocínio de Africa; Arena; Beats; Chucky Jason; Live; Mutato; Netza&cossistema; New Vegas; 99; Publicis Brasil; Smiles e Soko.

Leia anteriores valiosas sobre o evento aquiaquiaquiaquiaqui, aqui, aqui, aqui, aquiaquiaqui e aqui.

SxSW 2022