arrow_backVoltar

The Greyest Day of the Year

Bebida finlandesa comemora 'dia mais cinza do ano'

10.12.18

A marca de bebida Original Long Drink, da Hartland, da Finlândia, está incentivando os moradores locais a festejarem o "dia mais cinza do ano", em uma campanha que visa contornar as regras rígidas sobre publicidade de bebidas alcoólicas naquele país.

Em janeiro de 2015, o parlamento finlandês aprovou uma emenda que proibiu a publicidade de produtos alcoólicos em locais públicos. Também não são permitidas ativações de mídias sociais para marcas de bebidas alcoólicas, nem comerciais para TV antes das 22h.

Como a Finlândia é conhecida por seu clima "cinzento" e a Original Long Drink tem a cor cinza (e é conhecida por apelidos como "grey", "cement" e "concrete"), a marca surgiu com a ideia de incentivar uma nova celebração nacional, "The Greyest Day of the Year", no terceiro sábado de novembro (meteorologistas identificaram que esse seria o dia "mais cinza" de 2018 na Finlândia).

As festividades incluíram um grande concerto ao ar livre no Alla Sea Pool de Helsinque e outros eventos ao ar livre em diversas cidades da Finlândia. O público foi incentivado a compartilhar suas "celebrações cinzentas" nas mídias sociais. Confira o vídeo que apresenta a iniciativa, abaixo.

Segundo a marca, há planos para a realização do "dia mais cinza do ano" novamente em 2019.

As agências Miltton e Bob the Robot assinam o projeto.

The Greyest Day of the Year

/