Touching Masterpieces

National Gallery em ação que envolve VR

27.03.18

National Gallery de Praga (República Checa) apresenta a ação “Touching Masterpieces”, que permite a pessoas cegas tocar em  esculturas icônicas no espaço virtual.

Criada pela Geometry de Praga e pela NeuroDigital, em colaboração com a Fundação Leontinka para cegos e deficientes visuais, a experiência de realidade virtual apresenta luvas hápticas Avatar VR, especialmente adaptadas para o projeto, de modo que as pessoas possam tocar, no espaço virtual, em 3D, obras como David, de Michelangelo, Vênus de Milo e o busto de Nefertiti.

Quando o usuário da luva estende a mão para tocar alguma coisa, as sensações de profundidade e textura são enviadas como um feedback vibratório. A tecnologia multifrequência pode estimular diferentes tipos de respostas táteis das células da pele, oferecendo às pessoas com deficiência visual uma "sensação" detalhada do objeto que estão tocando.

"As crianças cegas costumam ser ensinadas na escola com ajuda de imagens táteis que não refletem a realidade", pontua Barbara Hucková, diretora executiva da Fundação Leontinka. "Esta nova tecnologia é um avanço incrível, permitindo que os alunos toquem o que era absolutamente inatingível antes."

Com AdFreak.

Ficha Técnica: