Vingadores

Com Guerra Infinita, Marvel e Disney poderiam fechar o ano

25.04.18

O Universo Cinematográfico Marvel (ou MCU, na sigla em inglês) lança mais um desafio aos fãs assim que estrear Vingadores: Guerra Infinita, que chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 26, e no mundo no dia 27. A expectativa dos produtores é que a bilheteria do final de semana seja uma dos maiores do ano ou até uma das maiores de todos os tempos, com estimativas que giram entre US$ 225 milhões a US$ 245 milhões nos EUA e Canadá. E há quem arrisque, como aponta a Variety (veja aqui), que a bilheteria ultrapasse a marca dos US$ 250 milhões para a região, o que seria uma quebra de recorde. O filme Star Wars – O Despertar da Força é o detentor da melhor estreia de final de semana, com US$ 248 milhões.

E qual o desafio que se faz a partir desta estreia, o terceiro filme da saga Vingadores, dirigido por Anthony e Joe Russo? É que ela pode ser entendida como o começo do fim de um ciclo. Antes que reclamem de spoilers, é preciso esclarecer a que quem não acompanha de perto a trajetória dos filmes do MCU que alguns dos atores estão perto de se despedirem da franquia. São justamente os astros Robert Downey Jr (Homem de Ferro), Chris Hemsworth (Thor) e Chris Evans (Capitão América), cujos contratos se encerram com o lançamento de Vingadores 4. A pergunta que se faz é "o que virá depois?", na nova fase, sem essas estrelas (Hemsworth já declarou o desejo de renovar).

Por outro lado, é simbólico que Guerra Infinita, um dos filmes mais aguardados pelos fãs nos últimos anos, chegue às telas em 2018, em que se completa uma década do Universo Cinematográfico Marvel – o que foi celebrado em fevereiro pela Marvel e pela Disney, que comprou a editora em 2009, com uma foto que reuniu grande parte do elenco das 18 produções feitas até então com os heróis dos quadrinhos (para saber mais desses filmes do Universo Cinematográfico Marvel, com diretores e data de lançamento, clique aqui).

Nessa conta dos 18 longas já está Pantera Negra, extraordinário blockbuster da Disney, que já arrecadou globalmente US$ 1,3 bilhão, segundo o Box Office Mojo (confira mais detalhes aqui). O filme, cujo elenco é composto em sua maioria por atores negros, faturou, em seu final de semana de estreia, em fevereiro, nos EUA, US$ 202 milhões, a quinta maior da história (leia o que publicamos sobre a bilheteria de Pantera Negra aqui e a expectativa da Disney sobre a estreia aqui).

Vale ressaltar que apenas cinco longas arrecadaram acima de US$ 200 milhões no período de lançamento nos cinemas americanos e canadenses: abaixo de O Despertar da Força estão ainda Star Wars – Os Últimos Jedi (US$ 220 milhões), Jurassic World (US$ 208 milhões) e Os Vingadores (US$ 207 milhões).

Com os números de Pantera Negra e mais as estimativas de Vingadores: Guerra Infinita, a Disney e a Marvel já poderiam festejar os resultados do ano, mas em julho é a vez de mais um filme de heróis: Homem-Formiga e a Vespa, as expectativas de bilheteria, porém, não ultrapassam o que já foi conquistado por Pantera Negra, arrebatador em faturamento e em popularidade, e nem o que sinaliza Guerra Infinita, que apenas na pré-venda de ingressos garantiu US$ 50 milhões para a estreia nos EUA.

Marketing poderoso

O novo filme dos Vingadores teve altos custos de produção, situados em torno de US$ 300 milhões, de acordo com o Wall Street Journal (veja aqui). Os investimentos em marketing também foram elevados. O site americano Deadline afirmou que o budget para promover o filme é de US$ 150 milhões. É o maior feito pela Marvel em todos seus filmes (confira a reportagem). Homem-Aranha: De Volta ao Lar obteve um orçamento de US$ 140 milhões (nada ruim para um único herói) e Guardiões da Galáxia Vol. 2, US$ 80 milhões. Parte desse investimento incluiu viagens dos atores por alguns países para promover o terceiro filme da saga Vingadores, iniciada em 2012.

Um desses tours envolveu o ator Chris Pratt, que faz o papel de Senhor das Estrelas, que esteve no Brasil em evento com fãs. Esse encontro registrou um feito que repercutiu lá fora porque a Disney não deixou escapar muitos detalhes do longa. Foram exibidos 20 minutos de Guerra Infinita, o que ocorreu também no México e em Singapura – o Clubeonline acompanhou o evento na ocasião e todos foram muito claros quanto a spoilers. A recomendação é não fazer e fugir de todos.

Pratt, que aprovou a feijoada, disse no encontro com fãs que se sentiu honrado e emocionado em fazer parte de um elenco tão poderoso. E haja emoção. Guerra Infinita conta com 20 super-heróis, do Homem de Ferro a Pantera Negra (Chadwick Boseman), dos Guardiões da Galáxia ao Dr. Estranho (Benedict Cumberbatch). Todos eles se juntam para enfrentar a ameaça maior que atende pelo nome de Thanos (Josh Brolin).

Sem spoilers

O que se pode dizer mais de Vingadores: Guerra Infinita, que o Clubeonline já viu, sem entregar spoilers? São 2h40 de filme com tantos ambientes, da Terra ao universo, que fica difícil estabelecer a sequência dos lugares apresentados. Há um extra depois dos créditos, que entregará uma pista que os verdadeiros fãs da Marvel vão entender do que se trata.

Outro ponto que pode ser mencionado, sem ofender ninguém, é que o filme não termina quando acaba, o que pode soar como uma brincadeira. Mas como a saga poderia “terminar” se ainda existe o quarto longa de Vingadores para estrear, em maio de 2019? Até lá... é esperar. Mais ou menos como algumas séries que também são hits têm ensinado ao público. Que o diga o paciente fã de Game of Thrones.

Lena Castellón

Vingadores