arrow_backVoltar

We Are One – A Global Film Festival

Cancelado, Cannes está em evento com + festivais

12.05.20

O Festival de Cannes de cinema estava programado para começar nesta terça-feira, 12. Mas o novo coronavírus cancelou diversos eventos. Entre eles, este que é um dos mais tradicionais da indústria. Os organizadores tentaram realizá-lo, adiando a programação primeiro para junho. Depois, falou-se em julho, mas o governo francês decretou, em meados de abril, que não haveria eventos no país até julho. Para muita gente, a medida significou que não haveria Festival de Cannes em 2020. Mas o martelo ainda não havia sido batido.

Com o crescimento das vítimas fatais de covid-19 pelo mundo, a retomada da normalidade - com cinemas e comércios 100% abertos e eventos acontecendo - seguia incerta, ainda que alguns países europeus preparassem a suspensão do lockdown e a abertura de mais serviços considerados essenciais. Junto com isso, a economia global continuava mantendo perspectivas bastante negativas. Não havia, desse modo, condições de o evento acontecer, qualquer que fosse o momento, concluíram os organizadores. Assim, a 73ª edição foi cancelada. No site do festival, o diretor-geral Thierry Frémaux explicou a decisão de não mais realizar o evento neste ano em uma entrevista ao Screen Daily.

Nessas circunstâncias, é difícil imaginar uma edição física do Cannes 2020. Então, teremos de fazer algo diferente. Um festival é uma festa coletiva, um espetáculo que reúne uma audiência em um determinado local, neste caso na Croisette, na presença de milhares de pessoas. Todo mundo entende que isso é impossível neste ano”, afirmou.

Ainda que não haja uma "festa coletiva" há uma alternativa à realização do festival físico: um evento online. E já existe um, ao menos em planejamento. Trata-se do We Are One, festival global que até o momento está marcado para acontecer entre 29 de maio e 7 de junho. Faltam detalhes de como ele será, porém a curadoria do evento está sob a coordenação dos organizadores de 20 festivais. O que se anuncia é que todo o dinheiro arrecadado pelo We Are One será doado a fundos criados para diminuir os impactos da covid-19.

20 festivais

Na lista dos festivais estão, Annecy (Festival Internacional de Animação), London Film Festival, New York Film Festival, Toronto International Film Festival, Tribeca, Festival de Veneza, Sundance Film Festival, o Festival de Cannes e o Festival de Berlim, o único dos grandes do cinema que já aconteceu.  Durante dez dias serão exibidos, com apoio do YouTube, longas, curtas e debates. Quem acompanhar poderá fazer doação de dinheiro, mas falava-se em acesso gratuito ao conteúdo. Ainda não se sabe quais filmes serão exibidos.

Fazem parte do evento global também Guadalajara International Film Festival, International Film Festival & Awards Macao (IFFAM), Jerusalem Film Festival, Mumbai Film Festival (MAMI), Karlovy Vary International Film Festival, Locarno Film Festival, Marrakech International Film Festival, Rotterdam International Film Festival (IFFR), San Sebastian International Film Festival, Sarajevo Film Festival, Sydney Film Festival e Tokyo International Film Festival. O festival global tem uma página no YouTube, onde veicula um vídeo falando um pouco do evento (veja abaixo).

Sobre o We Are One, Thierry Frémaux declarou: “Estamos conversando com nossos amigos e colegas. Uma situação excepcional precisa de uma resposta excepcional. Inúmeros festivais nos convidaram e este é um gesto comovente neste contexto em que a unidade e a solidariedade são essenciais”.

Frémaux disse que pretende levar o Festival de Cannes para Toronto, San Sebastian, Nova York, Busan, na Coréia, e até para o festival Lumière, em Lyon (França), de cinema contemporâneo e clássico. “Com Veneza queremos ir ainda mais longe e apresentar filmes juntos”. Os projetos devem ser anunciados em junho.

Filmes selecionados

Os filmes selecionados para esta edição de Cannes deverão ser anunciados no início do próximo mês. Não estarão no formato como costumam ser apresentados no festival (ou seja, não estarão organizados, por exemplo, na mostra competitiva e nem serão dados prêmios). São títulos que, em tese, estão para ser lançados nos cinemas de hoje até a primavera de 2021. “O que queremos fazer é promover os filmes que vimos e amamos. Recebemos filmes de todo o mundo, obras magníficas e é nosso dever ajudá-los a encontrar seu público. Depois que anunciarmos a lista, o objetivo é começar a organizar eventos nos cinemas.”

Esses filmes não estarão na edição 2021, esclareceu o diretor-geral. São elegíveis para o próximo Festival de Cannes somente as obras exibidas nos cinemas entre a segunda metade de 2020 e a primavera de 2021 (no hemisfério norte). Em função disso, contou Frémaux, houve quem decidisse adiar o lançamento de seus filmes para aguardar o processo de seleção para Cannes 2021 – que será presidido por Spike Lee, que iria desempenhar esse papel na edição deste ano.

Mas há um evento ligado ao Festival de Cannes 2020 que ainda acontecerá. É o Marché du Film, mercado dedicado à indústria cinematográfica em que são trocados filmes, extratos de longas, trailers. Não é um festival e sim um encontro para negócios, que será realizado online entre os dias 22 e 26 de junho.

Nesta segunda-feira,11, a França iniciou uma gradual reabertura do país, após um dos lockdowns mais severos da Europa, com a população tendo de escrever documentos explicando por que se encontrava na rua (motivos que deveriam ser trabalho, consulta médica, ida ao supermercado ou para um rápido exercício matinal). O diretor-geral do Festival de Cannes revelou que sua primeira providência para o dia seria levar flores aos túmulos de amigos que se foram. A França tem mais de 26 mil mortos pela covid-19.

Leia a entrevista completa de Thierry Frémaux aqui.

We Are One – A Global Film Festival

/