arrow_backVoltar

What Design Can Do

Conferência vai debater transformação social

26.10.16

A conferência internacional What Design Can Do (WDCD), criada em Amsterdã para mostrar o design como um catalisador de mudanças, desembarca pela segunda vez em São Paulo. Serão 20 palestrantes de vários países que se apresentarão na FAAP durante dois dias (13 e 14 de dezembro).

Anunciada nesta quarta-feira, 26, em São Paulo, a programação está dividida em cinco macrotemas que promovem reflexão a respeito da modernidade, da vida nas cidades e de tensões sociais: consciência cultural, comunicação, comida, questões urbanas e refugiados.

Esta é a segunda edição da WDCD no Brasil. São Paulo foi a primeira cidade escolhida pela organização a sediar a conferência fora da capital holandesa. Entre os palestrantes estarão Erik Kessels, sócio da KesselsKramer, agência da Holanda, com escritórios em Londres e Los Angeles, e Fred Gelli, cofundador da Tátil, agência que assinou a identidade visual da Rio 2016 e dos Jogos Paraolímpicos.

A proposta da WDCD, que tem como parceira no Brasil o estúdio Mandacaru, é demonstrar, por meio de cases, que o design é também uma ferramenta de transformação social. Esse viés não é plenamente conhecido. Em vídeo conferência, Richard Van Der Laken, um dos fundadores da plataforma que leva o mesmo nome, afirmou que até na Holanda, país com forte cultura de design, é preciso explicar que a atividade não se trata apenas de criar “bonitas cadeiras, mas também de transformar a sociedade”.

No ano passado, a WDCD lançou o desafio “O que o design pode fazer pelos refugiados”. Nesta edição serão demonstrados os resultados de cinco projetos brasileiros desenvolvidos para atender a essa pergunta e que foram premiados pela plataforma. Como ressaltou Laken, que é designer gráfico, a questão dos refugiados é um desafio global.

Com projetos famosos pela inspiração na natureza, o arquiteto croata Marko Brajovic, que vive no Brasil há dez anos, disse que design não é uma questão de formato, mas de processo. “Ele é consequência de um processo. É articulação. Tem um aspecto de transformação”. Em suas palavras, estamos no momento de redefinir a disciplina. Brajovic será um dos palestrantes no bloco Questões Urbanas.

Ingressos já estão à venda pelo site www.whatdesigncando.com.br. Mais detalhes da programação e dos palestrantes podem ser conferidos também nesse endereço.

What Design Can Do

/