arrow_backVoltar

BrandIndex Buzz

As marcas + bem faladas e comentadas em 2016

24.01.17

O Boticário, que lidera o ranking BrandIndex Buzz há três anos, mais uma vez encabeça a lista que elenca as marcas que tiveram o maior índice de buzz - as mais bem faladas e comentadas pelos consumidores brasileiros - no ano de 2016.

Elaborado pela Pointlogic e YouGov BrandIndex Brasil, o ranking deste ano também traz as marcas Netflix, Natura, Google, Nestlé, Facebook, Colgate, You Tube, Oral B e WhatsApp.

Em comparação com a lista de 2015, a marca Netflix foi a que mais cresceu em pontuação: seu score passou de 38,7 em 2015 para 55,9 no novo ranking.

O BrandIndex monitora marcas diariamente em 32 países. O estudo mede desde 2013 a percepção dos consumidores brasileiros sobre mais de 250 marcas em relação a 16 indicadores-chave, como lembrança espontânea, awareness, intenção de compra, recomendação, valor e desempenho geral.

As pontuações de marca nesse ranking são calculadas a partir do fator buzz. Foram compiladas as respostas dos consumidores à seguinte pergunta: "Se você ouviu falar de alguma marca nas últimas duas semanas, através da propaganda, notícias ou boca-a-boca, ela foi positiva ou negativa?".

A pontuação do índice de buzz vai de 100 a -100, subtraindo-se as percepções negativas das positivas. Quatro mil consumidores (em média) avaliaram cada uma das 250 marcas.

Confira abaixo o ranking das marcas mais bem faladas e comentadas pelos consumidores brasileiros em 2016:

Ranking das 10 marcas

Rank Brand 2016 Score

1 O Boticário 66,2

2 Netflix 55,9

3 Natura 52,2

4 Google 50,6

5 Nestlé 50,5

6 Facebook 49,9

7 Colgate 49,5

8 YouTube 49,4

9 Oral B 47,1

10 WhatsApp 47,0

 

RANKING POR CATEGORIA

 

Bebidas

1 Guaraná Antarctica 30,2

2 Coca-Cola 25,9

3 H2OH! 23,1

4 Del Valle 18,7

5 Ades 15,2
Automotivo

1 Chevrolet 37,5

2 Volkswagen 34,6

3 Honda 32,9

4 Fiat 30,3

5 Hyundai 30,0

 

Comunicação/ Mídia/ Tecnologia

1 Netflix 55,9

2 Apple 40,6

3 Samsung 34,5

4 Microsoft 30,1

5 Sony 28,7

 

Serviços Financeiros

1 Visa 26,2

2 Itaú 23,4

3 PagSeguro 22,3

4 MasterCard 22,0

5 Banco do Brasil 16,8

 

Comidas

1 Nestlé 50,5

2 Subway 33,5

3 Activia 28,7

4 Burger King 28,0

5 McDonald's 19,5

 

Produtos para cuidados do cabelo

1 Dove 39,1

2 L'Oréal Paris 34,5

3 TRESemmé 34,4

4 Pantene 32,1

5 Elseve 25,0

 

Internet

1 Google 50,6

2 Facebook 49,9

3 YouTube 49,4

4 WhatsApp 47,0

5 Instagram 33,3

 

Produtos para cuidados pessoais

1 Colgate 49,5

2 Oral B 47,1

3 Dorflex 31,5

4 Sensodyne 27,8

5 Close-Up 26,2

 

Produtos para cuidados com a pele e cosméticos

1 O Boticário 66,2

2 Natura 52,2

3 Avon 32,1

4 L'Oréal Paris 30,0

5 Nivea 29,4

 

Companhias aéreas

1 TAM 29,5

2 Azul 23,4

3 GOL 18,4

4 Emirates 9,1

5 Avianca 8,0

Leia anterior, com as marcas mais recomendadas pelo consumidor brasileiro (Brand Advocacy), aqui.

BrandIndex Buzz

/