Cannes Lions 2015

O que pensam os jurados (Kiki Moretti)

15.06.15

O Clubeonline apresenta um bate-bola sucinto e objetivo com todos os jurados que irão representar o Brasil no Cannes Lions, este ano.

Acompanhe abaixo o que tem a dizer Kiki Moretti, do Grupo In Press, nossa jurada em PR.

1. Nome, cargo e há quantos anos comparece ao Cannes Lions.

Cristina (Kiki) Moretti, CEO do Grupo In Press. Essa é minha segunda vez em Cannes. A primeira foi em 2014.

2. É sua primeira vez como jurado neste Festival? Qual a importância deste convite?

Primeira vez como jurado em Cannes. PR é uma categoria novíssima, acho que tem 5 anos apenas. Esse convite revela como a indústria de RP no Brasil é relevante, expressiva, e premia e reconhece a liderança da In Press no mercado.

3. Como você está se preparando para o julgamento?

Conversando com os outros profissionais que serão jurados em outras categorias em Cannes, trocando informações com colegas que já foram jurados de PR, pegando dicas. Estou lendo cases também.

4. Já viu trabalhos, nacionais ou internacionais, na sua categoria ou em outras, nos quais aposta?

Já li e julguei mais de 500 cases da categoria PR. Não tenho acesso às outras categorias. Agora estou lendo, mas não julgando, cases de PR em subcategorias que não fui indicada para julgar. Quero chegar em Cannes com uma leitura prévia dos quase 2000 cases inscritos em PR.

5. De modo geral, quais suas expectativas em relação ao desempenho do Brasil, este ano, no Festival?

O Brasil, historicamente, é muito bem sucedido em Cannes, tem uma reputação de excelentes campanhas. Acho que deve se manter. Os cases brasileiros que passaram por mim são muito bons.

6. O Cannes Lions virou um grande Festival, com mais categorias a cada ano e no qual as agências brasileiras investem um grande montante de dinheiro, não só em inscrições, mas também no envio de suas equipes. Você mudaria alguma coisa no Festival, se pudesse?

Acho que o Festival terá que rever a divisão de algumas categorias. O mundo da comunicação mudou tanto, está tão integrado, que está muito difícil "categorizar" as campanhas. A minha maior dificuldade na fase de pré-julgamento foi avaliar se as campanhas inscritas em PR deveriam estar em outras categorias , como Promo, por exemplo. A presidente do júri foi fundamental para orientar o grupo de jurados com guidelines muito precisos do que seria o New PR thinking. Na verdade, o desafio que temos hoje no nosso mundo de comunicação - quem é dono de que atividade - se reflete no Festival.

7. Como avalia a qualidade das palestras e a infraestrutura do evento?

No ano que fui gostei dos temas mas achei os debates superficiais. Serviram para indicar tendências.

8. O fato de agora haver um grande número de ‘celebridades’ anunciadas dentre os palestrantes te parece um diferencial atraente?

Acho que a organização do Festival tem se preocupado em elevar a qualidade do conteúdo, se firmando como um evento para todo o mercado de comunicação e marketing e não apenas um festival de publicidade e criatividade. Isso é bom. Aumentou muito o número de clientes que vão ao Festival. É um lugar hoje de networking e negócios internacionais.

Leia anterior, com o jurado João Daniel Tikhomiroff, da Mixer, aqui.

Todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2015