Cannes Lions 2015

O que pensam os jurados (Alexandre Ugadin)

15.06.15

O Clubeonline apresenta um bate-bola sucinto e objetivo com todos os jurados que irão representar o Brasil no Cannes Lions, este ano.

Acompanhe abaixo o que tem a dizer Alexandre Ugadin, da FCB Brasil, nosso jurado em Media.

1. Nome, cargo e há quantos anos comparece ao Cannes Lions.

Alexandre Ugadin, Vice-presidente de mídia da FCB.
Participei pela primeira vez em 2001 e desde então compareci sete vezes ao festival.

2. É sua primeira vez como jurado neste Festival? Qual a importância deste convite?

É minha primeira vez como jurado em Cannes e o convite representa muito na minha carreira. Persigo os Media Lions faz muito tempo e nos últimos anos consegui trazer alguns deles para o Brasil. Agora, como jurado, terei a oportunidade de ver e analisar trabalhos do mundo todo. Acho que esta experiência enriquecerá meu repertório e me dará motivação para pensar em coisas eficientes e criativas para meus clientes.

3. Como você está se preparando para o julgamento?

Estou analisando os ganhadores dos anos anteriores, entendendo os atuais critérios de julgamento de cada sub-categoria de Media e prestando atenção nos cases brasileiros que estão rolando.

4. Já viu trabalhos, nacionais ou internacionais, na sua categoria ou em outras, nos quais aposta?

Já vi muitos trabalhos neste último mês, gostei de vários cases, entre eles o de OMO Tag Tales e o Trip Book Smiles.

5. De modo geral, quais suas expectativas em relação ao desempenho do Brasil, este ano, no Festival?

O Brasil sempre performa muito bem em Cannes, mas, devido a retração da economia do país este ano, o número de inscrições deve cair. O que não quer dizer que o número de Leões será menor.

6. O Cannes Lions virou um grande Festival, com mais categorias a cada ano e no qual as agências brasileiras investem um grande montante de dinheiro, não só em inscrições, mas também no envio de suas equipes. Você mudaria alguma coisa no Festival, se pudesse?

No festival acho que não, mas ficaria muito feliz em ver mais anunciantes lá. O número de clientes tem crescido muito, ano a ano. Cannes é o lugar onde o mercado mundial de comunicação mostra suas idéias, estratégias e uma criatividade que pode ser aproveitada nos trabalhos e campanhas do dia-a-dia. Acho que isso inspiraria muito os 'marketeiros'.

7. Como avalia a qualidade das palestras e a infraestrutura do evento?

Gosto muito das palestras, o perfil dos palestrantes é bem eclético. Às vezes o Palais fica pequeno para tanto público.

8. O fato de agora haver um grande número de ‘celebridades’ anunciadas dentre os palestrantes te parece um diferencial atraente?

Sim, com certeza. Não são celebridades quaisquer, são artistas, escritores, jornalistas, atletas, políticos (não iguais aos nossos...) que de alguma forma interagem com o universo da publicidade.

9. Recomenda alguma palestra nesta edição do Festival?

Marylin Manson, Lars Ulrich, Jamie Oliver, Al Gore.

Leia anterior, com a jurada Kiki Moretti, do Grupo In Press, aqui.

Todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2015