Cannes Lions 2018

Creative eCommerce: GP para fãs de Xbox

20.06.18

Fazer com que o consumidor seja parte da solução do problema. Dessa maneira pode ser definido o Grand Prix para Creative eCommerce, categoria nova no Cannes Lions. O GP foi atribuído para Xbox Design Lab Originals: The Fanchise Model, projeto da McCann London para a Microsoft. O controle do Xbox não estava sendo vendido da maneira desejada. A saída foi adotar um modelo de franquia, em que o consumidor poderia personalizar seu equipamento e vende-lo.

Ganhou o consumidor, que poderia comercializar seu controle, e ganhou a Microsoft, que teve o próprio consumidor fazendo seu marketing”, explicou Andrea Siqueira, diretora executiva de criação da Isobar, jurada na categoria.

Dois cases foram discutidos como possíveis GPs: A/R Jordan, da R/GA Portland para Nike Air Jordan, e Care By Volvo Mobile App, da Grey NY para Volvo. O primeiro contou com um e-commerce estabelecido no Snapchat e também um sistema de delivery. O segundo mudou a maneira de vender carro criando um modelo de assinatura.

O case da R/GA foi elogiado ainda por envolver outras empresas (Darkstore e Shopify se juntaram ao projeto). No último dia de julgamento, porém, para os jurados ficou claro que a estratégia desenvolvida para o Xbox transformou mesmo a jornada do consumidor. “Essa campanha mudou a percepção de negócio”, disse a jurada.

Brasil sem Leões

Andrea afirmou que a falta de Leões para o Brasil – que emplacou dois finalistas (Bitecoins, da DPZ&T para McDonald’s, e Reactive Poster, da Ampfy para Nike) – está mais associada ao estágio de amadurecimento do e-commerce no país. Na categoria se sobressaíram cases americanos, que tem e-commerce e digital payments mais robustos. “Os cases brasileiros eram criativos, mas não se destacavam tanto no lado da inovação. É importante lembrar que entrar no shortlist já era bastante difícil”, completou.

#ClubeLivre

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2018