Cannes Lions 2018

Com PR, Trash Isles conquista seu 2º Grand Prix

22.06.18

Um case, dois GPs. Se Cannes neste ano não teve nenhum The Fearless Girl, como ocorreu em 2017, agora o Festival tem uma campanha que conseguiu o feito de conquistar mais do que um Grand Prix. É Trash Isles, da AMVBBDO de Londres para a Fundação Plastic Oceans e a produtora LADBible, que já havia sido a grande vencedora de Design (leia mais aqui)e que faturou também o prémio máximo de Print.

Antes, é preciso dizer que a categoria quase não teve Grand Prix. A jurada Patricia Bartuira, diretora de contas da FleishmanHillard, contou que chegar ao GP foi um trabalho árduo. Segundo ela, a escolha não foi óbvia. “Nós nos baseamos nos critérios que estabelecemos para dar Leões em PR. This Coke Is A Fanta (da Ogilvy) chegou perto. Não houve comparações diretas, mas no final prevaleceu o fato de Trash Isles ter sido uma campanha earned media first. Todas as disciplinas de Relações Públicas estavam envolvidas nesse case. E ele se destacou primeiro com mídia não-paga”, resumiu.

A ação foi desenvolvida como meio de impactar a população para o grave problema do plástico nos oceanos. No Pacífico Norte, conforme descreve a campanha, há tanto desse lixo nos mares que, se juntasse todo o material despejado nas águas, daria para formar uma ilha do tamanho da França. A partir daí nasceu a ideia de se criar um país oficial, com dinheiro, hino, embaixadores.

A fundação The Plastic Oceans e a LADBible encaminharam um documento para as Nações Unidas pedindo o reconhecimento da Trash Isles. Isso porque se a ilha for reconhecida como um país, outras nações serão obrigadas a limpá-la. “A campanha conseguiu que Al Gore se manifestasse dizendo que passaria a citar a Trash Isles”, acrescentou Patrícia.

A jurada observou que havia muitas campanhas com causas, mas que não era esse o ponto que convencia o júri a conferir um Leão. Em um determinado momento, os jurados se depararam com uma marca que tinha três cases com três bandeiras diferentes. Qual a em que ela realmente se engajava? Por isso, a mensagem do PR Lions foi que a premiação não se tratava de causas, e sim de cases.

PR distribuiu 89 prêmios. Foram seis para o Brasil (confira aqui os Leões brasileiros), sendo dois Ouros para a campanha da Ogilvy para Coca-Cola.

#ClubeLivre

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2018