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Dear media

Dove desafia mídia a mudar abordagem sobre atletas mulheres

28.07.16

Quando se trata de atletas do sexo feminino, muitas vezes os veículos de comunicação se concentram em sua aparência, no lugar de abordar seu desempenho, e isso tem que ser mudado, defende a marca Dove.

Como parte da campanha "#MyBeautyMySay" (leia e veja aqui), o anunciante fez uma parceria com a ex-ginasta Shawn Johnson para chamar a atenção para esse tipo de comportamento e incentivar o público a desafiar a mídia a melhorar.

Novo trabalho, criado pela Razorfish, conta com painéis digitais interativos em Nova York, Los Angeles e Toronto, que transmitem comentários ao vivo sobre a aparência das atletas mulheres, para mostrar quantas vezes a discussão é focada em aparência e não em performance.

"Em vez de se concentrar no desempenho atlético, muitas vezes os veículos falam sobre roupas e aparência", lamenta Jennifer Bremner, diretora de marketing da Dove. Ao "expor alguns dos comentários que a mídia faz de modo a menosprezar as realizações de uma atleta do sexo feminino", por meio de outdoors digitais e dos canais sociais da marca, Jennifer espera "encorajar as pessoas em todos os lugares a se juntar à discussão, desafiar os meios de comunicação e se posicionar contra comentários que destaquem a aparência das atletas mulheres em vez de se concentrarem em seu desempenho."

Shawan detalhou como as críticas da mídia à sua aparência tiveram impacto negativo sobre sua confiança: "Eu estava competindo como atleta de classe mundial, mas muitas das conversas eram sobre como eu parecia. A mídia e o mundo diziam que eu era 'muito musculosa', (...) 'muito pequena', que 'parecia muito jovem'. As pessoas até mesmo disseram que eu tinha 'orelhas grandes! Por causa de todos esses comentários, eu estava constantemente preocupada com a estética", escreveu a atleta. "Eu tentei descobrir como fazer meu cabelo e maquiagem e como fazer o meu collant parecer mais bonito. Eu me lembro de ir para o refeitório me questionando sobre o que deveria comer. Eu precisava de uma grande quantidade de combustível, mas tudo o que eu pensava era sobre o que tinha sido dito sobre o meu peso, e, ponderei, talvez não deva comer tanto, para que eu possa perder algum peso e potencialmente ganhar. Frente a comentaristas e repórteres de notícias com foco em um tema que não tinha nada a ver com o meu esporte e meu trabalho duro, me sentia impotente", lamentou.

Como parte da nova campanha, Dove lançou um hub em seu site, que encoraja as pessoas a tuitar sobre os meios de comunicação "cuja cobertura perpetua essa negatividade" e questionar o foco na aparência das atletas do sexo feminino, usando o hashtag #MyBeautyMySay.

Com Adweek.

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