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Departamento de Justiça dos EUA

Investigação sobre práticas de produção teria sido encerrada

14.11.18

Cinco das principais holdings do mercado publicitário ( MDC Partners, Omnicom, Publicis Groupe, WPP e IPG) foram submetidas a investigação do Departamento de Justiça norte-americano por conta das práticas de produção do setor. Mas todas elas dizem que as investigações sobre suas respectivas subsidiárias foram encerradas sem que nenhuma mudança fosse solicitada.

Em 2016, o Departamento de Justiça decidiu tentar descobrir se as agências de publicidade estavam direcionando os negócios de produção de forma injusta para seus departamentos internos.

As agências de publicidade, que vêm produzindo cada vez mais trabalhos internamente, estavam sendo investigadas por supostamente manipular o processo de licitação, encorajando as produtoras a aumentar seus preços para que o contrato fosse entregue à equipe interna da agência.

O Departamento de Justiça não comentou se a investigação continua em andamento ou se alguma irregularidade foi encontrada.

O Grupo WPP, que disse no final de 2016 que três de suas subsidiárias tinham recebido intimações sobre práticas de produção, disse que "recebeu a confirmação de que a investigação do DOJ foi encerrada sem qualquer ação contra a empresa, subsidiárias ou funcionários".

A MDC Partners informou que uma de suas agências subsidiárias havia recebido uma intimação do DOJ em 2016 referente à investigação de práticas de licitação de produção e observou que, em carta recebida na segunda-feira (12), o DOJ "confirmou que a investigação anterior foi encerrada. Todos os documentos produzidos pela empresa e sua subsidiária foram devolvidos à holding e o DOJ não apresentou nenhuma acusação contra a companhia ou sua subsidiária."

O Omnicom Group também informou que, apesar de duas de suas subsidiárias terem recebido intimações, em dezembro de 2016, recebeu a confirmação de que a investigação do DOJ sobre essas subsidiárias foi encerrada sem qualquer ação contra a empresa, subsidiárias ou funcionários.

Um porta-voz do Publicis Groupe disse que a investigação em uma de suas subsidiárias foi fechada sem qualquer ação. "O Publicis Groupe continua comprometido com a transparência e parceria com seus clientes, buscando excelência e integridade".

Um porta-voz do Interpublic Group também comentou que a investigação foi encerrada sem qualquer ação. Em 2016, o IPG havia confirmado que uma de suas agências havia sido contatada pelo DOJ para sanar dúvidas em relação às práticas de produção.

Os procuradores federais também estão investigando práticas não transparentes na indústria de compra de mídia. Em outubro, a Associação dos Anunciantes Nacionais revelou que o FBI havia recentemente contatado seu advogado externo, Reed Smith, sobre a investigação, na tentativa de obter a cooperação dos membros da ANA.

Leia a matéria do AdAge na íntegra, aqui.

Departamento de Justiça dos EUA

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