Festivais

Desafio Estadão Cannes

4ª edição do Prêmio lançada durante Festival do Clube

setembro

O lançamento da quarta edição do "Prêmio Desafio Estadão Cannes" aconteceu nesta segunda-feira (18), na Cinemateca Brasileira, durante o Festival do Clube de Criação 2017.

Poderão participar da premiação as áreas de criação e mídia das agências de publicidade e anunciantes que veicularem campanhas nas plataformas de mídia do Estadão (jornal, site, tablet, rádio, mobile, evento e TV Estadão), entre 01º de abril de 2017 e 31 de março de 2018.

A edição de 2018 da iniciativa premiará os profissionais de criação e de mídia das agências e dos anunciantes que desenvolverem, na avaliação dos jurados, as melhores campanhas nas categorias Multiplataforma (estratégia de mídia: melhor aproveitamento das plataformas do Estadão), Impresso (melhor forma utilizada no meio jornal), e Branded Content (melhor integração de conteúdo original).

O Brief Desafio desta quarta edição é: fake news. Os vencedores ganharão passagem, hospedagem e inscrição para o Festival de Cannes e ainda poderão ter a campanha veiculada. "Fake news é o assunto do ano, principalmente por causa das eleições. Esse tema já é tratado nas redações e nos fóruns de jornalismo. Mas com os criativos podemos dar mais visibilidade a essa questão, gerando engajamento. Ao abordar esse assunto, o Desafio dá mais dimensão ao problema", explicou Flávio Pestana, diretor executivo comercial do Estadão.

No ano passado, o Desafio foi conscientizar a população a respeito da violência contra a mulher. "Infelizmente, esse é um assunto que não sai da pauta. Quase 100 agências enviaram peças", afirmou. No caso das fake news, Pestana salientou que não se trata de uma "tendência" do que pode vir por aí. Para ele, o assunto já é um problema agora. "Queremos chamar atenção para a sociedade de como isso é prejudicial", reforçou.

Os trabalhos vencedores serão conhecidos em 08 de maio de 2018.

A campanha de lançamento do Prêmio Desafio Estadão Cannes, criada pela FCB Brasil, apresenta o conceito: “Em terra de publiça, quem tem cavalo vai à Cannes”. A comunicação é composta por peças para mídia impressa, digital e ações pontuais.

Ficha Técnica:

Título: Cavaleiros
Produto: Prêmio Desafio Estadão Cannes
Agência: FCB Brasil
Diretora Geral de Criação: Joanna Monteiro
Diretor Executivo de Criação: Fábio Simões
Diretor de Arte: André Vervloet
Redator: Leonardo Marçal
Art Buyer: Daniel Gonçalves, Mallani Maia
Produção gráfica: João Albertini, Daniela Fonseca, Camila Galdêncio
Atendimento: Elton Longhi, Anna Sant’Anna, Rafael Cardoso
Gerente de Projetos: Suelen Mariano
Planejamento: Marcia Neri, Bianca Reame, Rafael Gonçales, Márcio Rodrigues, Carolina Valentim, Pedro Quintão
Ilustração: Black Madre
Ativação: Manhas & Manias
Aprovação do cliente: Flávio Pestana, Marcelo Moraes, Clélia Salgado

Leia anterior, com as campanhas vencedoras e o 'Mídia do Ano' da premiação de 2017, aqui.

Flávio Pestana, durante apresentação