Festival do Clube 2015

39º Anuário: uma boa ideia destrói qualquer panela

21.09.15

Não existe qualquer panela que defina quem entra ou quem fica de fora do Anuário do Clube de Criação. Quem decide são as grandes ideias, independentemente de onde venham e de quem sejam. E foi essa a inspiração de Marco Versolato, vice-presidente de criação da DM9DDB, para tocar a direção de arte da 39ª edição, apresentada na noite do sábado (19) ao fim do primeiro dia do Festival do Clube de Criação, que acontece na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, até segunda-feira (21).

Vocês não sabem a responsa que é fazer o Anuário do Clube. Se você errar, será lembrado para sempre. E se acertar, não fez mais do que a obrigação”, brincou Versolato antes de contar como chegou à ideia central do trabalho. “Primeiro, pensei que tinha que ter a estrela na capa. Ela é o nosso Leão. E queria que tivesse um nome forte, que fosse iconográfico”, revelou. “O clube é feito de gente: de criativos, produtoras, clientes e estudantes que estão aqui para discutir o nosso mercado. Queria que fosse algo inclusivo, passando uma mensagem de otimismo”.

O criativo contou que o insight para o uso da panela veio de uma conversa com estudantes que participavam do 9º Semestre, projeto da DM9, quando um deles falou: “O Anuário é uma puta panela do ca..lho, sempre entram os mesmos”. “Isso mexeu comigo porque é uma mentira: a gente coloca nessa panela quem contribui para o mercado crescer. Aí cheguei no conceito: uma puta ideia destrói qualquer panela”, enfatizou.

A partir daí, Versolato resolveu, literalmente, destruir diferentes panelas, de diferentes formas, para ilustrar o Anuário. Contou com a parceira do fotógrafo Ricardo Barcellos (que esteve com ele no palco) para a divertida e nonsense empreitada, que transformou o estúdio em uma funilaria, repleta de explosões, serragem e outros trabalhos manuais rústicos. “Foi tosco! Mas foi muito legal”, complementou Barcellos.

Nas páginas do novo Anuário, sacadas interessantes ilustram as diferentes seções. A capa mostra um furo em forma de estrela no fundo de uma panela. A página da diretoria, um monte de cabos; a carta do presidente, Fernando Campos, uma luva térmica queimada; a de Cinema, uma pipoqueira; a de Promo, uma panela de pressão; a de Rádio, uma toda batida. “Foi divertido achar plasticamente como destruir a panela e encontrar uma ligação com as categorias”, contou Versolato.

Digital

Uma das principais novidades deste ano é uma versão digital do Anuário fora de qualquer padrão. Ao invés de fazer um e-reader convencional, Versolato e os demais diretores do Clube resolveram transformá-lo em um organismo vivo, usando o Facebook como plataforma. Agora, cada categoria é um álbum, podendo ter todo seu conteúdo acessado gratuitamente e complementado pelo usuário. “O Festival não é uma competição de agências, mas sim uma reunião de pessoas. Queria fazer um Anuário grátis e social, e que todos tivessem acesso àqueles que estão no livro. Com esse novo projeto, dá para taguear pessoas, comentar, acrescentar links nos comentários e ver todos os vídeos facilmente. Uma coisa simples, fácil, de graça e sem impedimentos”, finalizou Versolato.

O 39º Anuário do Clube de Criação já pode ser acessado pelo Facebook neste link. E a versão física continua sendo um belo e imponente artigo de colecionador.

Karan Novas

Festival do Clube de Criação 2015

Quando: dias 19, 20, 21 de setembro (sábado, domingo e segunda-feira)

Onde: Cinemateca Brasileira - Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, em São Paulo