Festival do Clube 2016

Criatividade em alta nas ativações de marca

13.09.16

Patrocinadores e apoiadores do Festival do Clube de Criação deste ano se empenharam em criar ações de ativação que conectassem atributos da marca ao público do evento – criativos do país, profissionais do mercado publicitário e de comunicação e estudantes de todo o Brasil.

A Globosat entregou aos visitantes um cartão com login e senha para baixar o Globosat Play, aplicativo que reúne diversos canais da Globosat para acesso à programação on demand pelo celular. A empresa também preparou um lounge decorado com mobiliário que expõe as marcas de todos os canais. Quem passava pelo espaço e mostrava que baixou o aplicativo, ganhava uma camiseta. “A ideia foi fazer com que os profissionais de criação conhecessem os canais disponíveis na Globosat Play e as possibilidades de interação entre esses canais e as marcas”, comenta Roberta Giordano, gerente de marketing publicitário da Globosat.

A patrocinadora Miami Ad School montou um espaço na Cinemateca e realizou, em parceria com o Clube de Criação, diversos workshops. Além disso, estudantes puderam levar seus portfólios para serem analisados pelos principais criativos do mercado neste espaço.

Já o Instagram escolheu o conceito "Capturar momentos e mostrá-los ao mundo" em ação realizada durante o Festival. A maior rede social de compartilhamento de fotos e imagens do mundo montou um estúdio de fotografia em plena Cinemateca. As fotos do público que passava pelo estúdio foram impressas em P&B e expostas, no formato "lambe-lambe", em um painel gigante montado especialmente para o evento.

O público que não conseguiu lugar nas salas para acompanhar alguma discussão "imperdível" ou preferiu variar de ambiente, pôde conferir as transmissões dos debates, ao vivo, graças à produtora O2, que patrocinou os dois telões que exibiram as palestras para quem estava do lado de fora.

Já a agência de artistas Norte apresentou durante o Festival mostra intitulada “Contínua” (leia aqui), com o objetivo de valorizar a arte e a sensibilidade de 15 mulheres renomadas do mercado de arte e ilustração mundial. Com curadoria de Bruno Narvaez, Rafael Berndt, Bárbara Scatolini, Carlo Taffarel e Bernardo Abreu, a exposição enfatizou a conexão entre arte, ilustração, publicidade e mulheres.

A produtora de filmes e branded content Dogs Can Fly trouxe ao Festival uma ideia que promovia seu próprio nome: ofereceu hot dog gratuitamente ao público presente.

Outras marcas que optaram por oferecer "comidinha" para a galera foram a Otima, que divulgou seu aplicativo de mobilidade urbana Leve-me em um carrinho de pipoca; a produtora Cine, que buscou disseminar o conceito de “Brasilidade”, distribuindo doces brasileiros, como goiabada e brigadeiro; e a Vetor Zero, que fechou parceria com o food truck Los Mendozitos e ofereceu um coquetel.

Para embalar o ambiente, o músico Kid Vinil assumiu as pick ups e tocou para a galera presente. Ele foi ao Festival convidado pela produtora Lucha Libre e comandou um bate-papo sobre o universo da música.

A produtora Your Mama Films ativou sua marca em um totem, onde as pessoas podiam carregar seus celulares. A revista Archive montou um espaço para mostrar suas publicações. Já a Conspiração circulou pelo Festival fotografando o público com uma polaroid.

Existe uma voz para cada ideia”. Esse foi o mote utilizado pelo Clube da voz, entidade que reúne locutores para filmes publicitários, e que marcou presença com uma máquina de brindes antiestresse.

A empresa de mídia Turner produziu vinhetas bem-humoradas exibidas antes de todas as palestras e debates. Além disso, exibiu destalhes de sua programação em um totem.

Um agradecimento especial aos nossos patrocinadores de 2016: Facebook, MiamiAdSchool/ESPM, Globosat, Turner, Barry Company, O2 Filmes, Alice Filmes, AlmapBBDO, BossaNovaFilms, Corazon, Delica Filmes, F/Nazca S&S, J.W.Thompson; Hungry Man, Paranoid. E aos nossos apoiadores: Cine, Conspiração, Dogs Can Fly Content & Co, Escola Cuca, FCB Brasil, Great, Cinerama Brasilis, Havas, Honey Bunny, Lucha Libre Áudio, Otima, Piloto TV, Santa Clara, Vetor Zero e Your Mama.

Luciana Lima

Festival do Clube 2016